34 Livros para celebrar o Dia Internacional da Luta contra a LGBTQIAPN+fobia

Lucas Panek
Não faz a frígida
3 min readMay 12, 2024

No dia 17 de maio de 1990 a OMS retirava a homossexualidade da lista de doenças. São 34 anos deste marco importante pela luta contra o preconceito.

Há tempos, sinto que minha atuação no movimento social LGBTQIAPN+ tem se direcionado apenas no sentido da universidade e da pesquisa acadêmica (talvez uma consequência da pandemia?). Fato é que faz anos que não saio às ruas para manifestar ou não ajudo as ONGs com trabalho voluntário. Mas, este ano, senti uma grande vontade de contribuir com o Dia Internacional da Luta contra a LGBTQIAPN+fobia. A data, que acontece anualmente no dia 17 de maio, celebra o marco da retirada da homossexualidade da lista de doenças da OMS, em 1990. Uma conquista que só veio com muito trabalho.

De lá pra cá, são 34 anos de muita luta e mudança. Uma das mudanças foi o aquecimento do mercado literário com forte representatividade para a nossa comunidade. E para celebrar esta data, trago uma lista com 34 obras cheias de representatividade LGBTQIAPN+, que recomendo para todos os meus amigos. São títulos que li e me ajudaram a compreender realidades distintas da minha, ou me ajudaram a superar momentos difíceis, fizeram eu me apaixonar por personagens ou me conectar com a minha identidade e a minha História. Acompanhe as minhas indicações:

Fantasias

1- Wolfsong, TJ Klune.

2- Além da Porta Sussurrante, TJ Klune.

3- O desafio dos semideuses, Aiden Thomas.

4- O Priorado da Laranjeira, Samantha Shannon.

5- Em Águas Profundas, F.T Lukens.

6- A casa no mar Cerúleo, TJ Klune.

7- Ascensão das Trevas, C. S. Pacat.

8- Carry On, Rainbow Rowell.

Transexualidade

9- O parque das irmãs magníficas, Camila Sosa Villada.

10- A arte de ser norma, Lisa Williamson.

Lição de Vida

11- Gostaria que você estivesse aqui, Fernando Scheller.

12- Meu Policial, Bethan Roberts.

13- O azul daqui é mais azul, Robbie Couch.

14- A palavra que me resta, Stênio Gardel.

15- O fim de Eddy, Édouard Louis.

Outras Cultura

16- Vou sumir quando a vela se apagar, Diogo Bercito.

17- Darius, o Grande, não está nada bem, Adib Khorram.

Romance

18- Café com Lichia, Emery Lee.

19- Rumores da Cidade, Lucas Rocha.

20- Agora esse é o nosso mundo, Erik J. Brown.

21- A luz que ele emana, A.M Johnson.

22- Enquanto eu não te encontro, Pedro Rhuas.

23- Um milhão de finais felizes, Vitor Martins.

24- Me Chame Pelo seu Nome, André Aciman.

25- Quinze Dias, Vitor Martins.

26- Última Parada, Casey McQuiston.

27- Feitos de Sol, Vinicius Grossos.

Acadêmicos

28- Leituras de gênero e sexualidade no esporte, Wagner Xavier de Camargo.

29- Além do Carnaval, James N. Green.

30- O Belo Caminho, Gary P. Leupp.

31- Devassos no Paraíso, João Silvério Trevisan.

Outros Favoritos

32- O beijo do rio, Stefano Volp.

33- A Canção de Aquiles, Madeline Miller.

34- Amor é Amor, Marc Andreyko.

E aí? Já leu algum desses títulos? Quais outros você recomendaria?

--

--