#4: Valéria Houston tem uma mensagem para os intolerantes (Homofobia em 365 dias)

“Para de meter o bedelho onde não te interessa”, diz música da cantora trans.

Lucas Panek
Não faz a frígida
2 min readAug 28, 2016

--

Quando eu gosto muito de uma música, procuro ir além de apenas ouvir. Busco informações sobre a cantora, banda e até mesmo a inspiração para a letra. Assim aconteceu com a canção Controversa, escrita por Adriana Deffentti, e interpretada pela cantora trans Valéria Houston.

Conheci a letra quando estava escrevendo uma matéria sobre o incidente de transfobia e homofobia que envolveu a cantora. Enquanto andava de mãos dadas com seu marido na Cidade Baixa, em Porto Alegre, um homem interceptou o casal e começou a agredi-los com palavras de ódio: “putos, aberrações, lixos, chupadores de rola…”. Em seguida, usou uma chave de fenda para atacar Valéria e o seu marido.

O caso foi parar na polícia, mas pouco foi feito. Valéria usou, então, da sua principal arma para mandar uma mensagem aos intolerantes: a música. Dona de uma voz penetrante e poderosa, Valéria consegue provocar as mesmas sensações que a sua maior inspiração, Whitney Houston.

Se as vezes uma pessoa me nota na rua
E lança aquele olhar bisonho de quem se incomoda
Com a minha presença
Prefiro achar que é só humano, um jeito de agir estranho
Há seres que se surpreendem com o espontâneo

Mas saiba, meu senhor, senhora, que fiquei assim
Por desfrutar da liberdade de viver pra mim
E depois pra você
E se meu jeito de incomoda, digo e repito a toda hora:
Eu adoro ser essa pessoa que você detesta

Então, para de meter o bedelho onde não te interessa
Eu não tenho raiva, não tenho culpa, não tenho pressa, pressa nenhuma
Para de meter o bedelho onde não te interessa
A minha alma é pura, puco me importa, se sou controversa

Leia também:

#3: O peso dos estereótipos (Homofobia em 365 dias)

--

--