Dia Internacional contra a Homofobia é marcado por eventos para a comunidade LGBTQ em Curitiba

De festas a Mesas Redondas, confira os eventos que vão rolar na cidade em memória a data.

No dia 17 de Maio, o mundo celebra o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Apesar de a luta ser diária, a data é importante para a mobilização da sociedade civil sobre a temática. A data foi escolhida porque em 17 de maio de 1990, a homossexualidade foi oficialmente retirada da Classificação Internacional de Doenças, afirmando a condição como uma orientação sexual e não uma patologia.

Para celebrar a data, conscientizar a população e gerar debates, a Prefeitura de Curitiba e outros grupos sociais promovem diversos eventos na semana de Combate a Homofobia. Confira os eventos e aproveite para chamar os amigos e marcar presença:

Exposição Literária— Personagens LGBTs

De 15 a 31 de Maio, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes recebe uma exposição de livros cujas histórias contam com personagens LGBTs. A iniciativa busca divulgar títulos que são poucos conhecidos do público geral e promover essa forma de leitura. Todos os títulos estarão disponíveis para empréstimo. O local fica aberto de segunda à sábado, das 9h às 18h. A entrada e o empréstimo são gratuitos.

Cinedebate — Webserie Her Story

Apesar de a homossexualidade já ter sido retirada do CID, a transexualidade continua na lista. Her Story traz a história de uma mulher trans e lésbica e todos os enfrentamento que precisa realizar na sua rotina. O Cinedebate acontece às 14h do dia 16 de maio, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes, com entrada gratuita.

Roda de Leitura — Dia Internacional de Combate à Homofobia

Alexander Brasil e Tatiane Phauloz lideram uma conversa e roda de leitura na Casa da Leitura Hilda Hilst, às 14h do dia 17 de maio. O objetivo do encontro é refletir por meio da arte sobre a questão LGBT no Brasil.

Festa das Excluídas — Rebolando na Cara da LGBTfobia

O Ornitorrinco, pub na região da reitoria da UFPR, quer dar um close contra a LGBTfobia com a Festa das Excluídas. Cheio de comes e bebes e muita música boa, o bar convida a todos, de dentro do movimento ou de fora, para ir fantasiados, montados ou desmontados para festejar contra o preconceito. Evento começa às 20h de quarta-feira, 17, e a entrada custa R$15. Mais informações, clique aqui.

I Simpósio da Diversidade Sexual — UFPR

O Grupo ATP de Direito, da UFPR, organiza o I Simpósio da Diversidade Sexual na Universidade Federal do Paraná nos dias 17, 18 e 19 de Maio. O evento é um espaço de discussão e performances sobre a comunidade LGBT dentro da universidade, que carece de debates sobre a temática. “Violência de gênero”, “LGBTfobia” e “Saúde Mental LGBT” serão alguns dos temas das palestras e mesas redondas. Os encontros acontecem no Prédio Histórico, confira a programação aqui.

Semana contra a Homofobia — Uniandrade

A Uniandrade, sabendo do seu papel como formadora de opinião na sociedade, promove uma semana contra a homofobia, com oficina de produção de conteúdo contra a homofobia e mesa redonda. De 17 a 20 de maio, os encontros são nas dependências da universidade, no Santa Quitéria. Inscrições custam R$30. Saiba mais aqui.

Conhece mais algo? Conta pra gente nos comentários.

Leia também:

Estudantes criam tabela do beijo preconceituosa para Costelada da Agronomia da UFPR