Retrospectiva 2020: o meu TOP 3 cultural

Todo ano, faço uma lista com as minhas descobertas culturais LGBTQs favoritas entre livros, músicas, filmes, séries, etc. Confira!

Lucas Panek
Não faz a frígida
5 min readDec 18, 2020

--

2020 foi um ano que marcou a vida de todo mundo e vai ser difícil de esquecer. Apesar da pandemia e de várias dificuldades que ela trouxe, houve também alguns pontos positivos, como ter mais tempo para aproveitar e descobrir conteúdos LGBTQs novos. Conheci, por exemplo, séries BLs filipinas fantásticas, experimentei gostar de músicas asiáticas e livros adultos gays e me viciei na diversão do TikTok. E meu TOP 3 cultural não poderia ser tão eclético se não fosse por conta da pandemia. Mas vamos ao que interessa:

TOP 3: MÚSICAS

3 Blinding Lights

2020 não seria o mesmo sem BLINDING LIGHTS do The Weeknd. Ele entra como o terceiro lugar da minha lista por ter me acompanhado literalmente em todo lugar que fui e todas as coisas que produzi. Então, mesmo não sendo um produto LGBT, ganha esse espaço aqui pela representatividade que traz e a luta que trava pelo gênero musical nas premiações.

2 Transborda

O Bruno Gadiol, ex-The Voice Brasil, foi uma grata descoberta no meu ano e trouxe um pouco de atitude e sensualidade pra minha rotina.

1 Kahit Na Anong Sabihin Ng Iba

Como eu citei, descobri um gosto por músicas asiáticas. Esta faz parte da trilha sonora da série BL “Hello, Stranger”. Ela me marcou por ser apresentada numa cena onde Xavier a canta para Nico tentando contar para ele o que sentia, mesmo sem coragem para confirmar ao final. A letra é linda e a interpretação de Tony Labrusca dá aquela aquecidinha no coração.

TOP 3: LIVROS

3 Guia do Cavalheiro para o vício e a virtude

Não tem como resistir a um livro de época com protagonista bissexual desvirtuado, não é mesmo? O título faz parte de uma trilogia e chegou a ser divulgado que se transformaria em uma produção da HBO para o serviço de stream deles em forma de filme, mas o projeto ainda não saiu do papel.

2 Vermelho, branco e sangue azul

Um príncipe e um filho da presidente dos Estados Unidos trocando farpas e depois se pegando loucamente é, basicamente, a trama de um dos melhores livros gays que eu li em 2020.

1 Heartstopper

Eu descobri os quadrinhos da Alice Oseman este ano e virou meu xodozinho. Já são 4 volumes da série Heartstopper, em inglês. Todos recheados com as melhores cenas e os melhores desenhos. Apesar de ser na linha High School, traz alguns assuntos sensíveis e algumas falas “tapa na cara” que precisam ser ditas.

TOP 3: FILMES

3 Você nem imagina

Do Netflix, Você nem Imagina era uma promessa de filmão que deixou algumas pessoas decepcionadas. Felizmente, eu não fui uma dessas pessoas. Para mim, foi uma obra sensível e que, ao mesmo tempo, transgrediu a lógica do atleta popular que é desejado por todas e não tem dificuldades em se relacionar socialmente.

2 Monsoon

Esse filme tem muita história e vai fazer você sair dele refletindo sobre a sua relação com a história dos seus pais e do seu país. E apesar do personagem principal ser homossexual, a sua sexualidade não ganha um foco central na história. Vale a pena!

1 A Festa de Formatura

Com um elenco incrível, o musical é sensível e vai te arrancar muitas lágrimas. O filme acabou de ser lançado no Netflix e só tenho uma coisa para dizer: Ryan Murphy nunca decepciona.

TOP 3: SÉRIES

3 Why R U?

Why R U? é uma série tailandesa com dois casais principais: Fight e Tutor e Saifah e Zon. A história gira em torno de Zon, cuja irmã escreve uma fic yaoi famosa onde os 4 protagonistas são seu irmão, um amigo, e seus dois desafetos. Na fic, eles formam dois casais e tudo que Zon quer é fugir dessa fantasia que o persegue. A série começa com muita comédia mas, por conta da pandemia, a produção teve muita dificuldade em finalizar as gravações e o enredo muda bruscamente de foco, dando mais atenção para o casal secundário, que já tinha gravado a maioria das suas cenas antes da pandemia. Mesmo assim, a série é viciante e você pode encontrá-la aqui.

2 Love Victor

Love, Victor é uma série que se passa no mesmo universo do filme Love, Simon. Fala sobre a descoberta da sexualidade de Victor, sobre sair do armário para sua família cristã e sobre amizade. Mais uma no estilo high school com uma produção boa e bons atores.

1 Gaya Sa Pelikula

Eu ainda não superei Gaya Sa Pelikula. A série é Filipina e pode ser encontrada no Youtube. Com uma produção impecável e um enredo sensível, porém bem realista, Gaya traz a história de Karl e Vladmir que, por ironia do destino, acabam se tornando colegas de apartamento durante a pandemia, mesmo sem se conhecer. Vladmir é gay e aos poucos vai se encantando por Karl, que não tem noção sobre sua própria sexualidade ainda. Os espectadores sentem junto com Karl todas as novas experiências, expectativas e medos que Vladmir desperta. E para colocar a cereja no topo do bolo, a série tem uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi.

TOP 3: TIKTOKERS

3 Nice House

Eu já passei horas do meu dia rindo com essa casa maravilhosa de produtores de conteúdo. É fácil se apaixonar por cada um dele, uma vez que eles têm de tudo: gente que dança, biscoiteiros, gente que canta, pessoas engraçadas e pessoas bonitas. Você os encontra como @nicehousebr.

2 Vittor Fernando

O Vittor é um resumo de todo brasileiro. É fácil de se relacionar e rir com seus vídeos. Você o encontra como @vittorfernando.

1 Lorrane Silva

Você provavelmente já deve ter visto algum vídeo da Pequena Lo no instagram ou no TikTok. Na mesma vibe que o Vittor, a Lo conquista por satirizar as manias que toda mãe, toda amiga e nós mesmos temos. Você a encontra como @pequenalo.

Esta foi a minha retrospectiva de 2020. Se você gostou, leia também:

Biblioteca LGBTQ+: uma nova forma de fazer literatura.

--

--