Seis dias únicos para se esbaldar e lavar a saudade de encontros
(…) vamos fazer das varandas da galeria metrópole uma praia paulistana
Registro do fim de 2021
Vamos nos despedir deste ano pandêmico com a inauguração de um espaço físico na Galeria Metrópole, em conjunto com a editora Hedra, e com todos os protocolos de segurança. Em plena avenida São Luiz, no centrão, no terceiro e último andar da galeria, ao redor de um grande avarandado, com um jardim interno de coqueiros e plantas tropicais. Pousamos ali nossa “lojinha”, onde você poderá comprar diretamente todos os nossos livros-objetos, cordéis, os livros recém lançados antes mesmo de chegarem às livrarias, e também os livros da Hedra edições, nossa parceira nessa aventura.
Em todos os livros teremos sempre 10% de desconto, e nessa “pousada” você poderá manipulá-los, sentar na varanda, ler, comprar, por na mochila e levar sem as despesas extras de fretes, a (im)paciência da espera e do rastreio, etc.
A loja abre na poro-roka, nossa feira relâmpago de fim de ano, que vai acontecer a partir desta sexta feira dia 10 dezembro até o dia 15 de dezembro. Uma feira lampejo!
Um encontro barulhento é o que significa uma poro-roka, mas aqui não é somente um encontro de águas, mas a reunião de nossos livros com os leitores, sem intermediários, com descontos de 30% a 60% em todo nosso catálogo e também com os livros da Hedra edições, da Glac edições, do selo Crocodilo, e da bela revista Piseagrama, que publicará gratuitamente durante os 6 dias da feira textos de suas revistas.
Seis dias únicos para se esbaldar e lavar a saudade de encontros.
Embora a loja seja pequena, não precisa ter medo se você quiser aterrissar por ali, pois a varanda é enorme e as vendas podem ser efetuadas ali. Só por ser em um lugar tão singular e arejado que estamos reabrindo nossas portas físicas nesse momento.
Mas caso não esteja em São Paulo, ou ainda prefira manter o isolamento, a feira também acontece nas lojas on-line.
E já que vamos reabrir nossa loja em espaço aberto, vamos promover encontros com uma programação muito seleta:
Dia 10, sexta-feira próxima, de 19h a 22h, vamos lançar presencialmente o livro “Gravidade”, do coreógrafo e bailarino Steve Paxton, com performers espalhando-se pelas varandas e recantos da galeria, num jogo tátil e improvisado com o espaço e com a noção da gravidade. A gravidade, esta conexão com a Terra, é abordada por Paxton magistralmente em vários textos curtos nesta pequena grande obra que é este livro. Contato em co-realização e co-edição entre n-1 edições, Núcleo Pausa e Acampamento (um novo selo editorial na cidade), com “Small Dances”, corpos, gestos, falas, leituras de performers e também de quem chegar e quiser improvisar! Importante lembrar que por toda a galeria há vários botecos onde quem quiser poderá tomar uma talagada de alegria em comemoração à transição para tempos melhores, esperemos.
No sábado, dia 11 de dezembro, a loja permanecerá aberta das 10h às 18h com os livros do catálogo + livros da Hedra, da Glac Edições, do selo Crocodilo, e do selo Acampamento.
Domingo, dia 12, a Galeria Metrópole e nossa loja estarão fechadas, mas funcionando online.
Nestes dias da feira, o livro Gravidade será vendido a R$ 45,00, somente na loja online e na loja física da n-1. Preço de lançamento!!! Edição limitada a 100 exemplares.
A poro-roka continua na segunda feira, dia 13 de dezembro, com o lançamento do livro pensamento negro radical, com textos de Fred Moten, Saidiya Hartman, Denise Ferreira da Silva, Sylvia Wynter e Hortense J. Spiller, ousadia sempre presente nos livros da crocodilo. Por isso, sempre que possível estamos “colados” nesse crocodilo.
E para um “ devir réptil” nestas poro-rokas, teremos na loja física espreguiçadeiras para quem quiser sentar e ouvir a playlist com músicas selecionadas que atravessaram e gingaram o texto de Fred Moten. Sons que você também poderá ouvir no spotify e youtube em sua casa ou qualquer outro lugar.
No dia 14 de dezembro, apresentaremos o primeiro livro traduzido para o português de Silvia Cusicanqui, pensadora boliviana que aborda de forma singular a ideia e a prática da descolonização. Uma poro-roka das águas do Mapore e do Mamorecillo, águas bolivianas com águas brazucas. O livro chama-se Ch’ixinakak Utixiwa, título complicado à primeira lida, mas bom de repetir, mexer na boca e melhor ainda de ler e reler. A noção de ch’ixi retoma a memória de uma ancestralidade contenciosa — aquilo que é e não é ao mesmo tempo — invocando uma imaginação política capaz de enfrentar as práticas de dominação contemporâneas. Para entrarmos preparados em 2022.
Com este Ch’ixinakak Utixiwa, abrimos uma série de textos e escritos de pensadores latino-americanos e brasileiros que chegarão nas prateleiras no próximo ano de 2022.
Queriamos ter publicado ainda em 2021, nestes trópicos, Anna Tsing, Zé Celso, Artaud, + Kuniichi Uno, Guattari (cuja morte completará 30), Agamben, os quilombistas Antonio Bispo dos Santos, Ana Mumbuca, Maria Sueli Rodrigues de Sousa e Luiz Rufino, “ o estar com problemas” de Donna Haraway, e as “odes às macumbas surpreendentes” de Castiel Brasileiro, além de outrxs. Mas não tivemos fôlego, o ano foi sufocante por todos os lados. Apesar disso, conseguimos nos manter à tona, respirando e arejando, e ainda fechando o ano com esta poro-roka de última hora.
Em 2022 todos estes autores e livros citados chegarão, e muitos outros também, todos extremamente necessários. Alguns logo no começo do ano, em pleno verão, onde vamos fazer das varandas da galeria metrópole uma praia paulistana.
A parceria que fizemos com a revista Piseagrama consiste no seguinte: durante os dias da feira piseagrama + n-1 edições publicaremos gratuitamente em nosso site uma entrevista com Donna Haraway, um manifesto de Castiel Brasileiro, e outros mais.
Cabe lembrar também que o e-book teatro e povos indígenas está à disposição para baixar gratuitamente no nosso site e na plataforma da Tepi, bem como textos exclusivos do projeto decolonização e psicanálise, tudo “ de grátis” !!!!!!!
Venha surfar e se espalhar conosco nesta poro-roka 2021 a partir do dia 10 de dez às 19h. Vamos estar no ar durante 144 horas nos sites da n-1 edições, Hedra, Glac e crocodilo.
A loja física, que fica na Galeria Metrópole no 3º andar, na “boca da escada rolante”, estará aberta a partir desta sexta 10 de dezembro, na segunda 13, na terça 14 e na quarta 15 de dezembro, das 10h às 19h .
No sábado 11 de dezembro abriremos das 10h às 17h e estaremos fechados no domingo 12 de dezembro.
(…)
para ouvir os sons do texto de Fred Moten do livro pensamento negro radical:
(…)