Comendo em Balneário Camboriú e Itajaí

Lucas F. Souza
Aug 29, 2017 · 6 min read

Saindo de Blumenau, fomos pra Balneário Camboriú, e lá, como a Cheila comentou, a casa não era nada como esperávamos e como estava descrito no anúncio do AirBnb, então foi um pouco difícil ficar na casa e se dedicar cozinhando. Isso e o fato da região que estávamos ter muitos restaurantes, cooperou pra que comêssemos muito mais fora.

da esquerda pra direita, de cima pra baixo: Yellow Bus / Yellow Bus Lanches / Conceito Orgânico salão / Conceito Orgânico feirinha / Surfers Paradise salão / Surfers Paradise talharim do Thor

Surfers Paradise — https://www.facebook.com/SurfersParadiseBC/

Foi uma surpresa, porque o restaurante, por fora, tem uma cara de barraca de açaí pra surfista, mas a comida é bem requintada, com pratos bem gourmet. Nós comemos na promoção do almoço, então pratos de R$40 estavam saindo por R$25, o que foi bem legal pra provar. O Thor comeu massa, como sempre, eu provei um risoto com contra filé e a cheila arroz com salmão, que na minha opinião foi o melhor dos três pratos, com um molho bem cítrico que deixou o salmão bem saboros.

Conceito Orgânico Emporio e Café — https://www.facebook.com/conceitoorganico/

Brava Pizzaria Artesanal — https://www.facebook.com/BravaPizzaria/

A Brava Pizzaria Artesanal é um lugar bem pequeno, com apenas duas mesas e o balcão, mas com grande foco no delivery. O cardápio já te explica o motivo do artesanal e te deixa com água na boca. Os sabores são simples, nenhum ingrediente muito chique, mas todos bons ingredientes, coisa de primeira. A massa é preparada maturada praticamente na hora. A massa é fina, crocante e absurdamente saborosa.

Stringari Sorvetes — https://www.facebook.com/stringaripraiabrava/

Lá eles vendem sorvetes por atacado, com um preço bem em conta, e também por quilo, onde você monta na hora com os sabores que quiser, as coberturas e guloseimas que preferir, pesa e já era. O sorvete não é dos melhores, e se você se empolgar vai acabar gastando muito.

Yellow Bus — https://www.facebook.com/YellowBusFood/

Na sexta a noite fomos lá, e adivinha o que estava aberto e era uma hamburgueria? Pois é, o próprio. Apesar de ser food truck, eles tem um bom espaço com mesas, e um ótimo atentimento direto na mesa mesmo.

O cardápio é bem enxuto, com um hamburguer, o mesmo hamburguer na versão dupla, um hotdog e dois tipos de porção. Nós provamos o hamburguer duplo e o hotdog, ambos vieram acompanhados de muita bata frita. O hamburguer era saboroso, mas bem comum, com cheddar e barbecue. Já o hotdog vinha com salsisha defumada, tipo a da 304 Dogueria Artesanal, molho de tomate caseiro. Uma delícia, o melhor dos dois pra mim, apesar de ser pequeno.

Draft Beer

Na frente, um outro truck, mas de bebidas. O Draft Beer é um containerzinho bem legal com chopp artesanal. Lá eles tinham um pilsen, um APA e um IPA. Os dois últimos nós provamos e aprovamos.

Cantina Famiglia Mantovani Trattoria — https://www.facebook.com/cantinafamigliamantovani/

De fora já se vê que o restaurante é literalmente a casa de uma família. E de dentro isso se confirma. Ao sentar fomos atendidos por um senhor (o pai) enquanto uma senhora (a mãe) cozinhava, e um rapaz (o filho) ajudava em ambas as coisas.

O menu não era tão extenso, mas parecia mais que alguém tinha colocado no papel as receitas que as avós costumavam cozinhar nos almoços de família — no caso, uma bem italiana.

De entrada, comemos torradas com pesto de ervas, tão bom que o Thor comeu e repetiu mesmo sendo mais verde que o Hulk. A Cheila e eu dividimos uma massa recheada de linguiça artesanal, ao molho bechamel, e o Thor um talharim ao pesto de ervas finas — o mesmo da entrada.

Apesar de cada um ter pedido seu prato, tudo foi misturado porque todo mundo queria provar de tudo. Tudo caseiro, fresco e delicioso. E pra garantir o nome de cantina, fez todo mundo sair rolando sem nem querer sobremesa.

Esse com certeza agora é um dos meus lugares favoritos, se não o mais favorito. E recomendo que se você for pra aqueles lados, não saia sem conhecer e comer lá.

Brava Burger — https://www.facebook.com/bravaburger/

O Brava Burger é bem fora do comum, com um jeito mais rústico, mais grosseiro, mas que serve os lanches com ingredientes frescos e bem selecionados.

Nós provamos um hamburguer de frango, que na verdade era mais um lanche de filé de frango no pão de brioche, mas não deixou a desejar no sabor, e duas porções de polenta — isso mesmo, duas — e meia porção de batata rústica. Ambas as porções estavam ótimas e muito bem feitas, mas a porção de polenta foi excepcional e fez valer a pena a barriga pesada de tanto comer.


Como deu pra perceber, em BC quase não cozinhamos, e quando fizemos, não foi nada de mais, então pra balancear em Itajaí, como ficamos mais afastados das áreas mais gastronômicas, praticamente não saímos pra comer, e pra não dizer que não, comemos duas vezes em uma padaria, mas que não vale nem a menção aqui, pois a experiência foi horrível.

Na Casa dos Souza

Somos uma família de nômades digitais. Estamos viajando com nosso filho de quase 4 anos pelo sul do Brasil e mostraremos as aventuras e desventuras de uma família da pesada.

)

Lucas F. Souza

Written by

Software developer. First-time parent. Nomad. Tech and art enthusiast — http://lucasfsouza.com.br

Na Casa dos Souza

Somos uma família de nômades digitais. Estamos viajando com nosso filho de quase 4 anos pelo sul do Brasil e mostraremos as aventuras e desventuras de uma família da pesada.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade