Lado B — Não tem Hype 01: The 100

Uma Serie sem medo de ousar

Bruno Deolindo
Na Moita
4 min readJul 13, 2018

--

Sabe faz um tempo que eu estou pensando em criar uma série de textos meio diferentes e falar sobre algumas coisas que eu considero boas que não são lá muito conhecidas ou não fazem parte do círculo de discussão da galera. Quero falar sobre séries, jogos, mangas, quadrinhos, música, enfim a cultura pop em geral que não possuem lá aquele hype, expectativa, alguns talvez até merecidos pois não possuem aquele selo classe A de qualidade ou talvez por serem realmente desconhecidos do público geral.

Porem eu acho incrivelmente divertidas e com uma qualidade até aceitável, não que sejam produtos de entretenimento super underground que possam ser apreciados apenas pelos escolhidos, mas são coisas que acredito que merecem lá uma divulgação de leve. Então se estiverem afim leiam aí e deem uma chance ao produto B de entretenimento.

Bem tendo explicado isso quero começar essa possível, provável serie de textos, falando de uma Serie que eu gosto bastante, chamada The 100, que talvez nem seja tão underground assim, pois até mesmo está no Netflix, mas se você nunca ouviu falar, nunca assistiu ou ninguém nunca lhe recomendou, já posso falar que comecei bem, deixe me sonhar pelo menos que nesse mundo de milhões de formas de entretenimento eu possa falar de um que ninguém conhece, por favor me deixe sentir foda por um momento.

Mas enfim parando com a autoflagelação, The 100 é uma daquelas séries que te surpreendem e de certa forma quebram um pouco o paradigma. A premissa da série é bem inteligente, ela se passa num mundo pós apocalípticos onde 100 anos atrás a terra foi destruída num cataclismo nuclear e os únicos sobreviventes são os descendentes das estações espaciais que orbitavam a terra na época do fim do mundo, eles se unem no espaço no melhor estilo megazord, formando uma só estação chamada Arca e tem vivido no espaço até então. Porem com a redução da radiação na superfície eles “selecionam” cem pessoas e a enviam a Terra para reclama-la.

Apesar dessa premissa inteligente a serie tinha um certo problema que me impedia de sequer querer assistir inicialmente, as famigeradas pessoas selecionadas, os cem que dão título a mesma, não passavam de adolescentes, saídos diretos de THE O.C ou Gossip Girl e bem digamos assim por mais que goste muito de ficção científica essas Series Teen não fazem parte do meu gosto. Para piorar esses adolescentes foram “selecionados” por serem os mais desordeiros da estação espacial e assim despachados para a Terra para testar a qualidade do local, então eu esperava que iria ver um produto na maior qualidade de sessão da tarde, aquela jornada de jovens problemáticos enviados a Terra pós-apocalíptica para viver altas aventuras e superar todas as dificuldades através do amor, drogas e fofocas.

Mas admito eu estava errado, apesar da pivetada essa serie passa muito, mas muito longe das series Teen, The 100 é uma das series mais corajosas e na falta de um adjetivo melhor, porra louca que eu conheço, uma serie sem vergonha de ser B, de tomar escolhas difíceis e com personagens que nem sempre tomam as decisões politicamente corretas.

Por mais que o grosso de seu núcleo seja composto pelos atores juvenis as ações, atitudes e a personalidades deles nada reflete a de crianças barradas no baile e pouco a pouco vão lhe conquistando e mostrando o quanto eles amadurecem rapidamente no passar dos episódios e adquirem sangue nos olhos. Alguns personagens começam a se tornar bem carismáticos, porem não se apegue muito a eles a serie é um tanto sem coração a lidar com seu núcleo.

Pouco a pouco The 100 vai tomando forma e criando um universo bem interessante, mostrando que seres humanos sempre serão humanos, com suas próprias agendas, objetivos e desejos pelo poder, mesmo numa terra desolada.

Quando fica bom

Claro a serie não demonstra essas qualidades de início, para ser sincero seus três primeiros episódios são exatamente o que se esperava, um The OC na selva pós-apocalíptica, mesmo com alguns indícios de suspense. Mas confesso que a partir do 4° episódio da 1° temporada tudo muda, basicamente é virado uma chave na série, pois acontece algo inesperado até pelo andamento dela ate aqui, que da uma palinha de como a serie não tem medo de ousar e continua ousando por todas as suas temporadas. Os adolescentes começam a ser provados de uma forma realmente mais real que o esperado e são obrigados a amadurecer rapidamente.

The 100 definitivamente é uma boa pedida, uma serie que consegue a cada temporada jogar uma merda diferente no ventilador para seus personagens lidarem, com desfechos que quase sempre surpreendem pela forma inesperados que eles terminam.

Talvez não seja a melhor serie do mundo pois se fosse seria tão conhecida como Game of Thrones e The Walking Dead, mas apresenta uma boa dinâmica e dificilmente tem medo de tomar escolhas duras em sua trama. Atualmente a Serie está na sua 6° temporada, tendo até a 5° temporada disponível no Netflix, então se esse texto instigou um pouco a saber mais, passe pelos 3° primeiros episódios meio tediosos e se prepare para uma serie bem inesperada.

Gostou do texto? Então da uma moral e deixa umas palmas ai pra mais gente ler e também curtir

--

--

Bruno Deolindo
Na Moita

Um cara foda e humilde aos fins de semana andando por aí na rua da vida, enquanto escreve um pouco sobre o que o coração das cartas mandar.