Mulher Maravilha

Um filme maravilhoso!

Bruno Deolindo
Na Moita
4 min readJun 7, 2017

--

No melhor estilo dos jargões esportivos enfim podemos falar que temos um filme! Finalmente a DC/Warner conseguiu voltar a fazer um filme de qualidade inquestionável algo que desde os Batmans do Nolan não acontecia, não que seus filmes tenham sido inteiramente ruins, porém após a conclusão da trilogia do homem morcego, foram filmes que não agradaram a todos e sendo sincero possuem problemas narrativos que justificavam suas críticas, porem não são filmes horríveis como são ventilados por ai, mas é errando que se acerta e com todos os perdões possíveis da piada infame, tanto erro nos trouxe esse maravilhoso filme que é Mulher Maravilha, sério sem exageros o filme realmente é bom e acerta em inúmeros pontos, história, personagens, sentimentos, ação e etc. Tudo isso fugindo de diversos lugares comuns que o filme poderia ir parar, o filme poderia só usar a primeira guerra como alegoria, se manter preso as piadas batidas de uma personagem deslocada frente às modernidades do mundo ou se taxar como só um filme feminista porém ele consegue ir além.

Um dos pontos que sempre reclamei dos filmes da DC eram seus problemas de transição, de manter uma história firme por todo o filme, com atos bem construídos e envolventes e aqui o filme consegue fazer isso muito bem, desde o arco da jovem Diana na ilha das Amazonas, Themyscera, passando pelo fronte da 1° Guerra Mundial, até o arco final, tudo é apresentada de forma simples, direta e funcional, mesclando um pouco do tom mais pesado e cru dos outros filmes do universo estendido da DC, com um tom leve e irreverente na medida certa, sem instigar teorias da conspiração nem ser banal e idiota. A jornada de Diana, a amazona guerreira, filha de Hipolita, princesa de Themyscera e do Capitão da Força Aérea Britânica Steve Trevor durante os eventos da Guerra para terminar com todas as Guerras é extremamente prazerosa de se seguir.

Deixando os títulos e apresentações formais de lado Diana e Steve são ótimos personagens a atuação de Gal Gadot e Chris Pine no filme são ótimas, eles entregam uma profundidade, carisma e sinergia muito boa ao filme. Se teve algo que foi inquestionável durante Batman v Superman era a atuação de Gadot como Mulher Maravilha, trazendo um toque de femme fatale a personagem, que me agradou muito, nesse filme a personagem ainda tem um pouco desse toque mas demonstra outros lados da sua persona, um lado inocente e determinado, mostrando o tanto que a personagem vai evoluir e se modificar através desses quase 100 anos do evento desse filme para BvS. Steve também é um belo personagem, alguém que já viu muito das tragédias da guerra, com um senso de honra, dever e malandragem que casa perfeitamente com Diana. O elenco de apoio também é interessante com suas personalidades e problemas e o vilão do filme faz um embate final interessante e filosófico.

Mas mesmo com uma história boa e personagens bem construído o que mais me conquistou no filme são suas nuances o filme adapta bem os acontecimentos da época, como já falei ele não usa a 1° guerra mundial apenas como alegoria, mas mostra o lado denso da guerra, desespero, medo, injustiça, barbaridades e outros aspectos que filmes de super-heróis renegam são retratos na película, fazendo todo o aspecto padrão de heroísmo, esperança, sacrifício e tudo que há de bom ter um peso bem maior ao contrastar com a obscuridade da guerra. Mas não só a guerra tem um retrato legal a época também, seja pelos vestidos bordados ou pelo visual steampunk da época, realmente parece um filme realizado no início do século XX, incluindo até mesmo a segregação da época, tanto sexual, racial e étnica, o filme não levanta nenhuma bandeira, mas também não faz de conta que esses aspectos não existiam na época.

Mulher Maravilha é um ótimo filme por tudo que ele representa e tudo que ele acerta, mesmo trazendo o peso de enormes responsabilidades ele não tenta ser um filme maior do que deveria e mesmo assim se engrandece nas suas pequenas coisas. Em um ano em que estamos e viveremos a maior saturação de filmes de super-heróis de pedigree com nada mais que seis filmes dos heróis de collant colorido, a qualidade deles até aqui tem sido maravilhosa tanto Logan e Guardiões da Galáxia Vol. 2 são excelentes filmes e agora Mulher Maravilha vem para manter o nível alto e até mesmo empurrar a barra um pouco acima dos demais, espero que as próximas três grandes adaptações de HQ’s a chegar ainda em 2017 consigam manter o nível desses filmes.

--

--

Bruno Deolindo
Na Moita

Um cara foda e humilde aos fins de semana andando por aí na rua da vida, enquanto escreve um pouco sobre o que o coração das cartas mandar.