Um dia com The Division

Bruno Deolindo
Na Moita
Published in
4 min readMar 9, 2016

Sim senhores The Division está entre nós e The hype train still running! E vou dizer nesse pequeno contato que tive com o jogo, coisa de um dia o jogo é sim essa crocancia toda.

Pra ser mais específico contato de um dia, mais específico ainda uma jogatina de aproximadamente 9h com meus parças, muita estratégia, muita zueira, alguns bugs pois faz parte e bastante expectativa pelo resto do jogo.

Detalhando um pouco mais:

Os Gráficos estão lindos, desde o primeiro beta que joguei venho reparando que o jogo fica cada vez mais bonito a cada nova aparição e apesar do downgrade bruto do que nos foi mostrado no primeiro trailer na E3 o jogo tem gráficos bem bonitos, mas apresenta lá seus problemas, a transição do dia está bem bugada, as vezes o dia escurece e clareia do nada, mas sei que isso deve ser algum erro que eles vão arrumar pois no beta a transição de tempo estava muito boa, assim como os efeitos de clima meio inexistentes no momento.

A IA sinceramente ótima, no beta tinha achado eles bem burros, mas vou dizer a IA desse jogo realmente oferece um desafio, me and my boys decidimos jogar o jogo todo no Hard e vou dizer o desafio é bem tenso, praticamente a ia avança, rusha, lê seus movimentos, tem um armor ridículo e da dano como ninguém, ela exige um time bem afinado, com cada um fazendo sua função cobrindo o outro usando suas skills de forma inteligente. Conter o ímpeto da IA é a chave para o sucesso aqui, saber se espalhar pelo mapa sempre em duplas tem sido a solução tomada por nós, mas vou dizer mesmo assim a coisa tá difícil.

Os Inimigos, um capítulo à parte da IA só pra frescar mesmo, até o momento encontramos com duas facções os Rioters e os Cleaners, os Rioters atualmente são os inimigos mais fáceis, um bando de nego de capuz com vocação pra Stormtrooper de tão mal que atira, encontramos com 5 tipos, os regulares de capuz, sniper, granadeiro, uns com metralhadoras pesadas e os caras com taco que são talvez os mais difíceis da facção. Já por outro lado encontramos os Cleaners até o momento os mais complicados, uma galera com uns lançadores de chamas nas costas, são inimigos bem variados que literalmente te derretem de perto, dessa classe encontramos 4 tipos de inimigos, os regulares com tanque nas costas, caras com escudos, granadeiros e outro de escopeta, além dos inimigos normais eles ainda instalam turretas pelo cenário pra complicar mais, sem sombra de dúvidas até o momento os inimigos mais porres.

Uma coisa que tem que ser muito aclamada no jogo é o Level Design, todos os encontros com os inimigos se dá em áreas que é possivel bolar inúmeras estratégias, com áreas pra ganhar vantagens de terreno elevado, com bastante cover para se movimentar e algumas armadilhas espalhadas pelo cenário pra complicar mais ainda a movimentação durante os combates, sinceramente muito bom os cenários do jogo, Well done, Ubi! Well done!

A Jogabilidade é muito boa, os movimentos do seu agente são fluidos e sem enroscos, o sistema de cover é muito bom, funcionando quase como um RTS tipo XCOM, você define seu movimento segura um botão e seu personagem vai, porem se quiser tem toda a liberdade de se movimentar tranquilamente pelo mapa, a mira e o comportamento das armas também varia bastante, dando a possibilidade de cada um encontrar a arma perfeita para ele e o sistema de mods para as armas ajuda ainda mais nessa saga da arma perfeita, controlando situações como recuo e estabilidade, falando em mod o sistema de customização do jogo é extenso, extenso demais pra se detalhar numa previa, mas aqui a possibilidade de você criar um personagem único e que se adapta ao seu estilo de jogo é muito grande.

Porem claro nem tudo são flores nos tempos de hoje é inevitável um jogo sem Bugs e The Division não é utópico nesse sentido, o server trava, cai, tem fila, ontem jogando chegamos ao ponto do jogo congelar por uns segundos e não podermos atirar nem nada e depois voltar com os inimigos em outros lugares, isso infelizmente é normal, primeiro por ser um lançamento, segundo por ser um jogo da Ubisoft, mas até o momento esses bugs não tem sido constantes e não tem atrapalhado muito a diversão do jogo mas eles existem e são constrangedores.

De previa o que posso falar é que The Division nesse primeiro contato tem sido um ótimo jogo em que a vertente estratégica se faz valer muito, os inimigos não são uma esponja de balas que é só atirar neles e ver a barra de vida descer, eles vão se movimentar te encurralar, te tirar de cover enfim fazer o que deles esperamos para a diversão e que motive seu esquadrão a pensar um pouco mais nas suas ações e utilizar os inúmeros recursos disponíveis para passar por cima deles. Porem agora vamos ter que analisar a longetividade do jogo e como ele ira se portar no End Game, porem de inicio é bem promissor

--

--

Bruno Deolindo
Na Moita

Um cara foda e humilde aos fins de semana andando por aí na rua da vida, enquanto escreve um pouco sobre o que o coração das cartas mandar.