Conheça a primeira banda indiana formada apenas por mulheres trans

Batizada de “6 Pack Band”, o grupo musical é formado por 6 talentosas hijras e acaba de lançar seu primeiro single, uma versão da música “Happy”, de Pharrell Williams. O clipe de “Hum Hain Happy” foi disponibilizado na plataforma digital Y Films e é uma bela celebração da comunidade transgênero da Índia.

A banda tem o apoio do cantor indiano Sonu Nigam, que compareceu à festa de lançamento do vídeo.

As hijras são mulheres transgênero ou nascidas intersexo da Índia, Paquistão e Bangladesh.

Essas pessoas passam por um ritual de castração que pode ocorrer ainda na infância, por motivos diversos, como para servir a sacerdotisas em templos pela Índia ou quando os garotos são sexualmente abusados por homens de castas inferiores — isso faz com que a mãe da criança procure uma sacerdotisa para fazer a castração. Há ainda aquelas que percebem sua identidade de gênero como feminina e escolhem passar pelo ritual.

Na nossa sociedade ocidental, elas seriam reconhecidas como transgênero, mas na cultura hindu são realmente vistas como um “terceiro gênero”, compondo uma comunidade específica. Acredita-se que elas tenham poderes espirituais, podendo abençoar ou amaldiçoar as pessoas.

De fato, em 2014 a Suprema Corte da Índia passou a reconhecê-las como terceiro gênero, garantindo alguns direitos políticos e econômicos à classe. Ainda assim, o preconceito contra elas está longe de ser erradicado.

No passado, era comum que as hijras dançassem e cantassem em cerimônias de casamento e nascimento de bebês em troca de pagamento, para que abençoassem a ocasião. Apesar de não serem respeitadas, continuam temidas pelos indianos em função de seus poderes espirituais.

Com a colonização da Índia no século XIX, uma tendência à estigmatização das hijras foi se consolidando, levando muitas delas a recorrer à prostituição ou a pedir dinheiro nas ruas.

Clique no botão Recomendar (o❤ ali embaixo)e ajude a levar este texto para mais pessoas. Siga o Nada Errado nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram