Ouça Naldinho: baú digital de raridades

Naldinho Freire
Naldinho Freire
Published in
2 min readApr 3, 2017

De alma inquieta, Naldinho Freire possui um repertório vasto e participações em diversos trabalhos. Aqui você encontra áudios de sua discografia solo, como “Lapidar”, seu primeiro trabalho. Gravado e mixado entre Setembro e Outubro de 1993 no Estúdio SG em João Pessoa, na Paraíba, o disco é até hoje peça disputada nos garimpos de vinil pelo Brasil.

O álbum possui 10 faixas, onde Naldinho divide as composições com nomes do quilate de Paulo Nascimento, Assis Cabral, Paulo de Tarso, Adeildo Vieira, Milton Dornelas, Totonho e Patricia Souza. O disco foi editado pelo Musiclube, uma cooperativa de autores, músicos e poetas de João Pessoa, fundada em 1981, da qual os colaboradores de “Lapidar” faziam parte. Este coletivo foi a responsável por lançar talentos como Chico César, Jarbas Mariz, Dida Fialho, Sérgio Túlio, Junior Targino, Clementino Lins, Escurinho e Paulo Ró, entre outros.

A proposta do Musiclube era fomentar a democratização dos meios de comunicação, aprofundando o debate estético e político de intervenção cultural nos bairros, incentivando práticas de criação coletiva e ações guerrilheiras de cultura. O som de “Lapidar” possui muito desta energia e hoje se apresenta como uma síntese da música independente do nordeste brasileiro nos primeiros anos da década de 90.

Raízes que se expandem: conexões para amplificar as tradições

Raízes foi lançado em 2006, fruto de uma extensa pesquisa sobre a música de tradição oral do Nordeste. Ao todo, foram 10 anos de viagens, entrevistas e aprendizado em diversas comunidades nordestinas, onde são vivenciados e preservados os ritmos que deram base a música produzida no Nordeste e conseqüentemente no Brasil.

--

--