I.A. para melhorar a vida das pessoas

Nama
Nama Blog
Published in
7 min readApr 7, 2017

--

A primeira quarta-feira de Abril de 2017 foi um dia importante para a Nama. Promovemos um evento no Campus São Paulo para mostrar como a Inteligência Artificial pode ser usada para melhorar a vida das pessoas. O host foi o André Vasco que, além da amizade, tem em comum conosco o gosto para o empreendedorismo.

A ideia foi de reunir parceiros do Governo do Estado de São Paulo, Google e startups irmãs para desdobrar este tema de todas as maneiras possíveis, lançar a fila de espera para a versão beta da plataforma Nama e celebrar o sucesso do atendente virtual do Poupatempo: o Poupinha. Foi gratificante constatar que, apesar de sermos uma empresa jovem e descontraída, nosso trabalho árduo gerou sólidos resultados em pouco tempo.

Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin e André Vasco
Da esquerda para a direita: Lucio Oliveira (COO Nama), André Barrence (Campus São Paulo), Governador Geraldo Alckmin e Fabio Coelho (Presidente do Google Brasil).

Tivemos o prazer de receber a visita de figuras importantes como o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o presidente da Prodesp, Célio Bozola, o diretor do Poupatempo Ilídio Machado, Karla Bertocco da Subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo do Estado, o diretor do Campus São Paulo André Barrence e o presidente da Agência Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos.

Todas estas pessoas foram importantes em várias etapas de nossa operação. Durante essa empreitada pós-PitchGov com o Governo do Estado de São Paulo, cada uma delas abriu portas em momentos distintos e mostrou confiança no trabalho e potencial da Nama.

Um novo passo neste sentido de expandir a Nama cada vez mais foi dado durante o evento. Assinamos com a Desenvolve SP contrato de financiamento de um projeto para conduzir o desenvolvimento das próximas etapas da nossa solução, permitindo que a compreensão dos chatbots seja expandida. Valor total do projeto é de R$ 1,9 milhão, sendo R$ 1,4 milhão de financiamento da agência de fomento.

Rodrigo Scotti (CEO da Nama) assina documento da Agência Desenvolve SP ao lado de Milton Luiz de Melo Santos

“Precisamos discutir novas formas de replicar iniciativas semelhantes ao Poupinha para outras áreas de atuação, tanto pensando em maneiras de outras startups colocarem em prática seus projetos para auxiliar o cidadão quanto para ajudar grandes empresas a inovarem” — Rodrigo Scotti, CEO da Nama.

Glossário de algumas palavras que vocês já devem ter ouvido falar. André falando do que está ocorrendo no cenário atual de IA com uma pegada leve e esclarecedora. Imprensa de diversos canais estiveram presentes para uma coletiva no final.

O outro objetivo era lançar a segunda versão do Poupinha (que traz um update para que o chatbot informe também sobre condições, preço e prazo para realização do RG) e celebrar o sucesso da primeira versão. O que conseguimos com o Poupinha pode ser expresso em números:

Em 99 dias – 8,5 milhões de mensagens trocadas e 218 mil agendamentos concluídos, média de 5,5 mil usuários por dia.

Até o fim de 2017, 2% da população do estado terá usado com sucesso o Poupinha.

O Poupinha não é um cara qualquer. Em pouco mais de 3 meses neste planeta ele já recebeu mais agradecimentos do que muitos de nós durante a vida.😜

Foram mais de 51 mil mensagens de carinho. Em 23% dos atendimentos cidadãos enviaram agradecimentos de todas as maneiras possíveis e imagináveis, inclusive milhares de “Deus te abençoe” 🙏

Rodrigo Scotti e Bennett Bullock apresentam o resultado do Poupinha

“Sabe quando você nem sabia que tinha aquela necessidade, mas quando alguém inventa um serviço ou um produto para te ajudar, você começa a se perguntar como viveu até hoje sem aquilo?” — Karla Bertocco, Subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo

O Bennett Bullock — desenvolvedor formado pelo MIT e nosso líder de Inteligência Artificial — foi perfeito em sua apresentação no momento que falou que, quando chegou no Brasil já, de cara, percebeu que os desenvolvedores brasileiros tinham um potencial comparado a qualquer polo tecnológico do mundo. Mas que o diferencial mesmo que percebeu no brasileiro foi o respeito e o cuidado com as relações humanas.

Dog Learing is featured by Duquesa

É por isso que o Poupinha é tão revolucionário. O Deep Learning nestes 3 meses funcionando 24/7 está fazendo com que consigamos transcender suas as habilidades iniciais, como compreensão da linguagem natural, entendimento de coloquialismos, regionalismos e maneiras de se expressar fora do padrão (até com erros de português).

Estamos entrando em um novo patamar de compreensão, onde um robô está conseguindo identificar de maneira muito mais complexa a riqueza existente na comunicação humana. E em contrapartida, está sendo bem sucedido em emular essa linguagem natural e responder de maneira empática.

Como o Bennett disse, quando você fala para um amigo “eu te entendo”, não significa apenas que você tem acesso a todas as informações relevantes sobre ele. Quer dizer que, em um milésimo de segundo, seu cérebro automaticamente aliou o entendimento cognitivo que você tem da situação com a compreensão mais intuitiva do seu ser para despertar esta capacidade psicológica de se identificar com a forma que seu amigo está sentindo.

Painel com Diogo Tolezano (Pluvi.On) e Rafael Figueroa (Portal Telemedicina)
Painel com Karla Bertocco, Amuri Pinho e André Barrence;

É por isso que estamos tão empolgados, por causa dessa característica mais edificante da Inteligência Artificial. Outros dois exemplos são as iniciativas de Diogo Tolezano, fundador da Pluvi.On — estação de medição de chuvas capaz de antever a probabilidade de enchentes — e o Rafael Figueroa, CEO do Portal Telemedicina — que visita virtualmente clínicas em todo o país avaliando exames em tempo real. Tanto no caso de agilizar e aprimorar os diagnósticos médicos quanto no caso de alertar a população contra enchentes com antecedência, ambas as iniciativas estão usando a Inteligência Artificial para o propósito mais bacana que pode existir: salvar vidas.

Vale destacar também o painel “Iniciativas de inovação para melhorar os serviços públicos”, do qual participaram a idealizadora do PitchGov Karla Bertocco, o diretor do Campus São Paulo, André Barrence, o presidente da ABStartups, Amure Pinho e o CEO da Nama, Rodrigo Scotti.

Karla falou dos motivos que levaram à criação do PitchGov, programa responsável por identificar dentro do Governo que tipo de ações precisam ser colocadas em prática e quais são os problemas a serem resolvidos, para em seguida detectar na sociedade as empresas com capacidade para solucioná-los. Scotti destacou quão essencial tem sido o programa para levar inovação de fora para dentro do poder público e ressaltou a importância de outras startups participarem.

“Desde o início achamos que, mesmo não sendo remunerada, valeria a pena essa parceria. E foi o que de fato ocorreu: ajudamos no atendimento dos cidadãos e tivemos como contrapartida a possibilidade de demonstrar que nossa solução é eficaz e robusta o suficiente para atender a qualquer volume de atendimentos — até para um programa da dimensão do Poupatempo”, comentou.

Ainda neste raciocínio de união de forças, Barrence explicou o funcionamento do Campus São Paulo, que tem como missão ajudar empreendedores a desenvolver suas tecnologias e produtos para ter mais casos de startups impactando milhões de pessoas. O Campus já acumula 70 mil membros e mais de 250 startups beneficiadas.

Por fim, Pinho contou como a ABStartups tem lutado por direitos e políticas públicas em favor do ecossistema brasileiro de startups, ajudando os empreendedores com treinamentos, chamando para pitchs e fornecendo informações de mercado relevantes em suas operações.

Minoru Beppu e Leo Baptista demonstram ao vivo do Poupinha e do Nama Desk.
Quase todo mundo da Nama estava no evento! Time da Nama está crescendo e agora conta com 15 colaboradores ;)

Além de celebrar estas iniciativas fabulosas, o evento foi marcado também pelo lançamento da fila de espera para a versão beta da Plataforma Nama, composta de três produtos: o Sistema.ai, o NAIL e o Nama Desk. Os produtos se completam e são voltados para diversos times dentro das empresas, desde o desenvolvedor até o gestor de atendimento.

Para o público desenvolvedor, já anunciamos que abriremos open-source da nossa principal ferramenta para construir seus chatbots, o NAIL (Nama Artificial Intelligence Language), framework para construção de chatbots com capacidade de manter um diálogo, compreendendo sentenças complexas em contextos dinâmicos.

Para entrar na lista de espera e ser um dos primeiros a ter acesso à plataforma Nama, basta fazer um cadastro pelo nosso site.

Acompanhe o Nama Team nas Redes Sociais:

💻 Facebook 🐤 Twitter 📈 LinkedIn 📷 Instagram 🎬 YouTube 🤖 Website

👨‍💻 Be a Nama Guest Writer 👩‍💻

--

--

Nama
Nama Blog

A design-driven company that combines AI, natural language processing and bots to automate conversations and connect emotionally people to robots.