Sobre tudo o que 2019 significou para a Nama

Nama
Nama Blog
Published in
7 min readDec 31, 2019

A visão da Nama em prol de simplicidade pautou — e transformou — todos os âmbitos da empresa neste ano.

Simplificar a interação entre pessoas e máquinas é o mote da Nama desde a sua criação. O lema “Amanhã Mais Simples” vem sendo o eixo de tudo o que fazemos, mas foi agora em 2019 que vimos essa pauta fortalecer-se em diferentes âmbitos.

Temos algo a dizer deste ano: ele foi baseado em evolução — especialmente porque aprendemos muito durante 2019. Se parecemos muito agradecidos a este ciclo de 365 dias que acabamos de viver, é porque genuinamente estamos. Enxergamos transformações profundas e irreversíveis não apenas na maneira como entendemos nosso produto e desenvolvemos nosso negócio, mas também na forma como nos organizamos.

O que construímos agora será uma quebra de paradigma para 2020.

Para as empresas, potencializamos o desenvolvimento e a implementação de interfaces conversacionais. Para os consumidores, tornamos mais fácil a interação com serviços a qualquer hora e lugar. E o que está por detrás disso? Quando houve o boom dos chatbots, por volta de 2016, vimos entusiastas de tecnologia preverem um caminho a se seguir no mercado, de forma que muita gente optou por se guiar pelas tendências. Foi uma decisão consciente da Nama manter uma visão de longo prazo, sem se basear em qualquer euforia momentânea.

É que, para nós, o mindset de longo prazo permite definir diferentes metas alinhadas com estratégias e táticas para realizá-las. Sem focar no que é passageiro, preferimos direcionar nossos esforços em entender como o mercado adota ferramentas e demanda funcionalidades, principalmente no nosso contexto de automação de conversas com Machine Learning.

E em 2019, tivemos a oportunidade de compartilhar a nossa visão com a comunidade. Além de ouvir feedback preciosos dos clientes e parceiros, estivemos presente com stand em dois grandes eventos do universo de chatbots e IA: o SuperBots Experience e a Conferência Bots Brasil. Para nós, ambos despontaram como oportunidade de reflexão sobre o mercado nacional, os processos de desenvolvimento experimentados até então e a evolução da tecnologia.

Stand da Nama no Conferência Bots Brasil (Esquerda) com palestra sobre Métricas Conversacionais do Product Designer da Nama Adolfo Melo (Centro). A Nama também marcou presença no Superbots Experience (Direita)

Este contato com outros profissionais da área, somado à observação das reais necessidades do mercado, foi fundamental para nossa evolução neste ano. Assim, conseguimos gerar soluções cada vez mais adequadas e sustentáveis. Se a dor do cliente estava no pós-venda, desenvolvemos um bot para dar informações sobre rastreamento da entrega. Ou se o caso era reduzir a fila do atendimento ao consumidor, criamos um assistente para suprir essa demanda.

Os decisores entenderam que os bots podem resolver problemas reais da rotina das empresas. Assim, conseguimos ajudar nossos clientes a escalar sua operação e ganhar eficiência com estratégias de experiência do consumidor pautadas em conversas.

Da nossa parte, entender o que funciona e o que vale a pena investir nos deu outro norte, fundamental para abraçar a percepção de que podemos proporcionar automação de forma mais simples, inteligente e escalável.

Afinal, a Nama é uma empresa de Inteligência Artificial com tecnologia proprietária e a implantação de bots é apenas um meio para a nossa visão, e não o fim.

Grandes conclusões e mudanças ocorram em 2019 a respeito da evolução da tecnologia por trás da Plataforma Nama e da sustentabilidade de projetos de automação de grande porte. E jamais chegaríamos a isso se nosso time não tivesse alcançado um patamar de responsabilidade, comprometimento e rapidez, empenhando-se em quebrar paradigmas em torno da inteligência artificial.

O fator humano de um time de IA

Em 2019 a equipe da Nama atingiu outro grau de maturidade, o que impulsionou a transformações essenciais para evolução do nosso produto e relação com o nosso cliente. O primeiro passo dessa evolução foi o desenvolvimento do nosso primeiro time de People. O objetivo era criar um ambiente de confiança, colaboração, motivação e crescimento, para gerar os melhores resultados não só profissionais mas, também, em um nível pessoal para todos os colaboradores da Nama.

Por meio de eventos e outras interações, pudemos entender os gaps da nossa operação e tecnologia, assim propondo soluções acionáveis para curto e médio prazo. O resultado foi exponencial — nos últimos meses de 2019 conseguimos realizar diversas entregas-chave para clientes, evoluir parcerias e alcançar marcos importantes para a evolução do nosso produto.

Workshop de integração do #namateam para discutir diversos pontos da operação e tecnologia.

“A interação com os profissionais e a diversidade de experiencias/conhecimentos me tornaram um profissional melhor. Foi um ano de grandes aprendizados.” — nameiro em resposta a pesquisa ‘Qual foi seu maior aprendizado nesse período?’

Time da Nama (quase) completo em Dezembro de 2019

Há ainda que citar dois pontos bem importantes deste ano. Dezenas de novos nameiros passaram a fazer parte da equipe para ajudar na construção dos nossos produtos e serviços. #gonamateam

Também nos mudamos para um espaço mais completo para nosso time trabalhar. Saímos do bairro de Pinheiros para ir perto de um dos endereços mais tradicionais de São Paulo, a Av. Paulista, no bairro Paraíso.

Novo escritório da Nama no bairro Paraíso em São Paulo

Novos investimentos e parceiros

A nossa transformação interna, aliada à nossa maneira de pensar e desenvolver inteligência artificial, despertaram a atenção do mercado. Demos um baita passo ao captar R$ 2,5 milhões via a modalidade de investimento coletivo Equity Crowdfunding, em apenas 59 dias. Nos transformamos na primeira startup de IA a levantar investimento via crowdfunding no país.

Com isso, tivemos a certeza que a inteligência artificial é um tema de interesse para investidores — e a Nama, com toda inovação e diferenciais que traz consigo, despontou como uma grande oportunidade de investimento.

A partir do financiamento, além de avançar em questões operacionais e evoluir nosso produto, investimos em pesquisa e desenvolvimento, de forma a simplificar como se desenvolve bots para que as empresas estejam mais independentes para customizar esses produtos com praticidade.

Upgrades

A melhor maneira de dizer o que foi 2019 é citar, na prática, as funcionalidades que resultaram da nossa evolução. Fizemos importantes upgrades na nossa estrutura. Abaixo, uma lista das mais novas criações da Nama.

🌀Nova IA da Nama

Na reta final do ano, quebramos paradigma — e esta talvez seja a novidade que mais nos empolga. Isso porque ela tem tudo para pautar o que virá em 2020. Concluímos com sucesso avanços extremamente substanciais em nosso componente de compreensão de linguagem natural (NLU). Esse desenvolvimento faz parte do nosso empenho em gerar bots de forma mais fácil e inteligente, ou seja, simplificando a criação de inteligência artificial que falamos aí no começo. Mas sobre essa novidade, deixamos para falar melhor no próximo ano ;)

📞 Integração com WhatsApp

Cerca de 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp. Mais do que uma ferramenta para se comunicar com a família e amigos, “mandar um zap” também virou um poderosa ferramenta de atendimento. Durante 2019, realizamos integrações com provedores oficiais de WhatsApp, fazendo com que começássemos a usar ainda mais esse canal de interação.

🛠 Nama Developer Tools

Ao longo do Ano, fizemos progressos com o nosso conjunto de ferramentas para o público avançado. Com o Nama Developer Tools, times de design e desenvolvimento podem criar produtos conversacionais avançados, tendo acesso irrestrito a todas as funcionalidades da Plataforma Nama.

📈Nama Insights

Ainda em estágio “beta”, o Insights permite aos usuários acompanhar em tempo real o desempenho dos assistentes de IA, conseguindo obter informações para melhorar a performance da IA e a experiência do consumidor.

📘 Simple

Lançado oficialmente em 2019, o Simple é um projeto de conteúdo onde imaginamos um futuro mais simples, inteligente e descomplicado. Os tópicos abordados são design, customer experience, marketing, inovação digital e diversos assuntos em que a inteligência artificial está envolvida. Estamos de olho no futuro, escrevendo sobre ele agora.

Nama é destaque no mercado

Podemos afirmar que todos os nossos checklists internos para 2019 foram concluído. Mas nada faria sentido se a gente se estruturasse e passasse despercebido. Não foi o que aconteceu! Aí vão alguns reconhecimentos que tivemos em 2019.

  • Prêmio Bots Brasil Na 2ª edição do Bots Brasil Awards, o chatbot que desenvolvemos para o Burger King Brasil na Black Friday venceu, por voto popular, na categoria Campanha. Também por voto popular, o chatbot que criamos para a Universal ganhou na categoria Entretenimento.
  • 100 Startups to Watch Depois de concorrer com mais de 2,2 mil empresas na fase inicial de seleção, marcamos presença na lista das 100 Startups to Watch, publicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Foram eleitas as empresas mais inovadoras do país, com potencial para transformar mercados, impactar consumidores e atrair investimentos.
  • 100 Open Startup 2019 No ranking 100 Open Startup 2019, a Nama foi classificada como a 4ª mais atraente do país no setor de Customer Service. Também consta como uma das 100 mais promissoras no ranking geral.

A real é que somos gratos por ter tido 2019 na nossa história. Foi um ano de estruturação profunda com ótimas recompensas para inaugurar um novo caminho que pretendemos percorrer em 2020. Um fato que já podemos adiantar é que, para o próximo ano, a Nama vai continuar construindo — e simplificando — produtos, coisas e interações. Fique ligado para novidades :)

--

--

Nama
Nama Blog

A design-driven company that combines AI, natural language processing and bots to automate conversations and connect emotionally people to robots.