Tchau, 2018. Olá, 2019

Nama
Nama Blog
Published in
5 min readDec 26, 2018

--

Relembre com a gente como foi o ano da Nama com a marca de 30 anos de conversa, muito aprendizado, experiências e comemorações

O ano de 2018 foi o ano mais dinâmico da Nama. O ano de maior crescimento, lançamentos e aprendizados. Jun

Um de nossos principais marcos foram os 30 anos de conversas realizadas pelos nossos assistentes virtuais. Cada mensagem, cada atendimento, nos ajudou a compreender como o consumidor se comunica com empresas e serviços, além de ter insights de como ele espera ser atendido e as principais dificuldades encontradas ao buscar suporte.

“Foi muito legal perceber que em pouco tempo alcançamos esse marco e isso significa que as pessoas estão, cada vez, mais usando conversas para se relacionar com negócios. Conversas automatizadas são um ponto de contato com serviços de varejo, governo, financeiro, educação, saúde e só tende a expandir.” Rodrigo Scotti, CEO

Esses insights promoveram amadurecimento para o negócio. Evoluímos de dentro para fora, crescendo o nosso time e desenvolvendo constantemente nosso produto e lançando novas funcionalidades.

Venha conosco relembrar um pouco do que aconteceu na Nama e saber mais sobre esses momentos:

Um ano de transformação

Nosso 2018 começou com uma mudança de casa. A residência da segunda turma do Campus Google São Paulo terminou e, com isso, a nossa temporada por lá. Foi então que saímos em busca de um novo lugar para chamar de “nosso lar” e, no bairro de Pinheiros, encontramos. Após algumas reformas, a nova casa da Nama ficou com a nossa cara e exclusiva para o nosso time.

A nova casa da Nama no 377 da Avenida Pedroso de Morais. Foto: Julio Boaventura Jr.

E por falar em crescimento, este ano começou com a nossa primeira turma de trainee. Pessoas de diferentes áreas vieram para compor o time e trazer uma nova visão para o negócio. A ideia para essa turma era de apresentá-los a um contexto rodeado de tecnologia e as singularidades que trabalhar com isso proporciona no nosso dia-a-dia, oferecendo experiências profissionais e pessoais relevantes. O projeto foi um sucesso e hoje temos pessoas incríveis trabalhando ao nosso lado.

“Ao entrar na Nama me senti em casa em questão de dias. Tive a chance de migrar de área: entrei como desenvolvedora focada em Customer Success pela turma de trainee, migrei para UX Design e me encontrei em Qualidade. Sempre tive muito apoio e senti todos torcendo para meu crescimento pessoal e profissional.” Alana Schueroff, Quality

Time completo na sede da Nama para alinhamento de cultura, valores e negócio.

Vamos falar de negócio?

Foi a partir do progresso no número de conversas feitas por nossa plataforma que, em parceria com os nossos clientes, identificamos mais a fundo dores e problemas reais.

Essa aproximação nos fez ter insumos para melhoria em nossos produtos e na forma de trabalharmos para simplificar a experiência do consumidor.

“Aprendemos com nossos clientes, e aplicamos novas ideias e sugestões que surgiram ao longo do processo, fazendo desses momentos uma troca de conhecimentos.” Rafael Venturacci, Head of Product

Neste ano, conquistamos clientes bem bacanas como Burger King, Canon e Rico Investimentos.

Os desafios

O crescimento em 2018 trouxe grandes desafios para todas as nossas áreas. Isso fez com que nos organizássemos de uma maneira diferente e em um curto período de tempo, evoluindo o negócio e capacitando nosso time.

Com constante crescimento nas features dos nossos produtos, continuamos na expansão dos nossos clientes, projetando uma expansão ainda maior para 2019.

Compartilhamos conhecimento

Todo esses aprendizados e evolução conquistadas pelo time não poderiam deixar de ser compartilhados.

Ao longo do ano, estivemos em eventos como o Friends Of Tomorrow, curso da Aerolito que busca preparar as pessoas para o futuro através de uma transformação de mindset.

Já no segundo semestre, tivemos a oportunidade de marcar presença no TEDxPinheiros com a palestra “IA simplificando o amanhã”, apresentada por Scotti. O evento que aconteceu em São Paulo, abordou assuntos relacionados ao futuro e as tecnologias que podem ser consideradas “muito Black Mirror”. Falar sobre o impacto da transformação que está por vir é tornar o futuro mais nítido para as pessoas que se sentem ansiosas com essas questões.

Também estivemos presente no Big Data Brasil falando sobre chatbots de um ponto de vista técnico, enquanto no SuperBots Experience, abordamos o desenvolvimento do mercado brasileiro de bots. Falamos com diferentes públicos e verticais, e também levamos a nossa inovação e tecnologia para o Rakuten Expo, Tomorrow da Vindi, TI Inside e Fórum de Inovação da AmCham.

Nama presente em eventos como Friends Of Tomorrow, Tomorrow, Futurecom e SuperBots Experience.

Motivos para comemorar — e muito

Não podemos terminar essa retrospectiva sem falar das coisas boas e comemorações que tivemos por aqui. Começamos o ano com a Lu, bot da Magazine Luiza, eleita a queridinha do público na categoria “serviços” do Bots Brasil Awards 2017. E como esquecer o primeiro lugar no Top 5 Customer Service da 100 Open Startups que nos consolidou ainda mais na experiência do consumidor, além de ser um grande reconhecimento do nosso trabalho.

Rodrigo Scotti representando a Nama no evento New.New Festival, na Alemanha.

Quando o assunto é prêmio internacional, tivemos a honra de representar o Brasil no CODE_n, sendo a única brasileira indicada à premiação que aconteceu em Stuttgart, Alemanha. Desembarcamos em terras estrangeiras para o evento New.New Festival e garantimos o TOP 10 da premiação, dentre 49 outras startups de todo o mundo.

“2018 foi um ano de comemorações em todos os sentidos! Comemoramos a empatia, com o projeto da ACNUR, Agência da ONU para refugiados, que trouxe para a realidade brasileira o que é a vida de refugiado. Comemoramos a fotografia com o projeto super especial para a Canon. Comemoramos o varejo, o atendimento mais rápido, o simples acontecendo hoje e amanhã. Comemorar faz parte da cultura da Nama e em 2019 faremos isso como ninguém” Marcela Fiamenghi, Operations

Integração entre os times é um bom motivo para comemorar.

2018 foi um ano incrível, cheio de pessoas especiais e momentos inesquecíveis, mas está acabando. Que venha 2019 cheio de muito mais!

Até lá. 🚀

--

--

Nama
Nama Blog

A design-driven company that combines AI, natural language processing and bots to automate conversations and connect emotionally people to robots.