Afinal seu software está ou não na nuvem?

Newton Delbuque
Na Minha Máquina Funciona
4 min readSep 27, 2019

E ai pessoal, como vão vocês?

O post de hoje não será de alto nível técnico, porém, com certeza irá te ajudar a explicar sobre a nuvem para seus clientes, familiares e amigos ou até mesmo para matar a sua curiosidade!

Os primeiros serviços de computação em nuvem têm somente uma década e, o conceito se tornou mais forte nos últimos anos com a expressão Cloud. Diversas organizações de startups, corporações globais como, agências do governo e empresas sem fins lucrativos estão adotando essa tecnologia por diversos motivos.

Tais quais: Netflix, Google, Microsoft, Spotify, Airbnb, Uber, Amazon e, dentre elas além de utilizar computação em nuvem, fornecem esse tipo de serviço, como, Google (GoogleCloud), Amazon( AWS), Microsoft (Azure).

Mas afinal, você sabe o que é a nuvem/cloud?

Ela não é um local físico no espaço, mas sim, uma definição meio abstrata que, nada mais é, que um termo utilizado para uma variedade enorme de rede de servidores ao redor do mundo.

Locais onde existem servidores do Google

E o que são servidores?

Servidor é um software (ou computador), que fornece serviço à uma rede de computadores, ou seja, “clientes”.

Por exemplo: eles são responsáveis por armazenar e gerenciar dados, executar aplicativos, fornecer os conteúdos que consumimos diariamente como, e-mails, vídeos do Youtube e as redes sociais.

Servidores de Amazon

Mas então por que existe a nuvem?

Porque para acessar arquivos, aplicativos, ou algum dado específio você precisaria tê-los fisicamente no seu computador, com a Nuvem, você pode acessá-los online, de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

As informações estarão disponíveis em qualquer lugar, a qualquer momento, sem ocupar um espaço físico.

Provavelmente você está usando computação em nuvem neste momento, mesmo sem saber. Se você usa um serviço online para enviar e-mail, editar documentos, ver filmes, ouvir música, jogar ou armazenar fotos e outros arquivos, é provável que a computação em nuvem esteja nos bastidores possibilitando tudo isso.

Entendeu qual o conceito da Nuvem? Vamos aprofundar um pouco mais então!

Diversas empresas utilizam três métodos diferentes para implantar a tecnologia na nuvem.

▪Nuvem pública: que compartilha todo tipo de informação ou serviço de forma geral na Internet.

▪Nuvem privada: que não é compartilhada e, oferece serviços em uma rede interna privada, ou seja, aqueles sites que você acessa na sua empresa, mas não consegue acessar da sua casa.

▪Nuvem híbrida: que compartilha serviços entre nuvens públicas e privadas. Geralmente são utilizados por instituições governamentais.

Agora você deve estar se perguntando, — mas por que eu colocaria meu sistema, software, aplicativo ou site na nuvem?

O principal fator é o custo!

A computação em nuvem elimina o gasto da compra de equipamentos para ter um servidor na sua empresa. A configuração e execução de servidores é de alto custo então, eliminá-lo reduz muito o custo final.

Outro fato importante é relacionado ao desempenho. Os maiores serviços de nuvem são executados em datacenters (conjunto de servidores) extremamente seguros e gigantescos.

Esses servidores são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação, rápido e eficiente. Isso oferece diversos benefícios entre eles, a latência (expressão de quanto tempo leva para um pacote de dados ir de um ponto designado para o outro) de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento da sua aplicação.

Agora você deve estar pensando que poderia realizar a transformação digital e escalar seus serviços para a nuvem, não é mesmo?

Com toda certeza!

Veja alguns exemplos do que é possível fazer hoje com esse serviço por meio de um provedor em nuvem;

  1. Criar aplicativos nativos ou híbridos.
  2. Criar seus sites (corporativos ou pessoais, bem como, sistemas para a sua empresa)
  3. Armazenar, fazer backup e recuperar dados.
  4. Transmitir áudio e vídeo.
  5. Analisar os dados.
  6. Inserir inteligência.
  7. Fornecer software sob demanda.

Agora me diz, você já sabia o que era a tal da Nuvem?

Ficou com alguma dúvida, não entendeu alguma coisa? Me mande que farei o possível para te ajudar.

Espero que tenha gostado, não esqueça de deixar nos comentários suas sugestões ou críticas.

Siga as nossas redes sociais (facebook e instagram)para ficar por dentro de tudo que estamos criando e acompanhar o nosso dia a dia.

Por hoje é só, nos vemos em breve!

Mas e aí, na sua máquina funciona?

--

--