Como aumentar sua produtividade como desenvolvedor de software

Newton Delbuque
Na Minha Máquina Funciona
4 min readOct 30, 2019

E aí pessoal, como vocês estão?

Nas últimas semanas estava com um alta demanda nas atividades e, precisei me afastar um pouco das publicação para conseguir colocar a casa em ordem!

Pensando nessa situação e com tudo no lugar, resolvi que o post de retorno deveria ser exatamente sobre esse assunto!

Como se organizar para conseguir um equilíbrio entre as demandas da vida profissional e pessoal e, conseguir os resultados que nós esperamos?

Para começar a me organizar lembrei de uma dica que recebi há alguns anos atrás, uma técnica chamada Pomodoro.

Nada mais é que, um método de gerenciamento de tempo desenvolvido na década de 80 e que ainda hoje apresenta grandes resultados.

Quando eu fiz uso dessa técnica, eu adaptei o conceito para minha realidade, que era conseguir gerenciar as atividades que eu tinha para desenvolver, associando o trabalho, os estudos, o lazer, relaxamento e etc.

Mas afinal, como funciona o Pomodoro?

Essa técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos. No meu caso resolvi dividir o tempo em períodos de 90 minutos trabalhados, separados por 20 minutos de intervalo. Então, ao longo do meu dia de trabalho de 8 horas, eu estimava o tempo necessário para realizar as demandas e dividia nesses períodos de 90 minutos.

Nesse período eu ficava totalmente focado na atividade que estava realizando, sem perder o foco com outros assuntos e, nos momentos de descanso, eu procurava fazer algo totalmente oposto da atividade que estava desenvolvendo.

Se durante os 90 minutos, alguma pessoa me procurava ou algo do tipo, se não fosse algo urgente, eu verificava quanto tempo faltava para meus 20 minutos de intervalo para resolver outro assunto.

Começando dessa forma eu consegui manter o foco nas atividades de desenvolvimento de software, mas ao mesmo tempo tinha um espaço na agenda para relaxar a cabeça, afinal, trabalhar com lógicas e processos computacionais exigem concentração, então o momento de descanso é tão produtivo quanto entregar uma tarefa.

Esse foi o primeiro passo que consegui dar. Nessa época estava focado em me desenvolver como profissional, muito estudo , queria entregar resultados e buscava o reconhecimento profissional. Deu certo!

Hoje, anos depois os meus objetivos são outros, minha situação profissional evolui bastante, estou procurando evoluir ainda mais minhas capacidades pessoais e técnicas e, mais uma vez me vi perdido com o meu tempo!

As 24 horas do dia não pareciam mais serem suficientes. Foi aí que me lembrei desse método e mais uma vez decidi colocá-lo em prática.

Poucos de vocês sabem, mas trabalho em uma grande empresa de Tecnologia e ser parte desse time me motivou a querer crescer ainda mais. Busquei planejar ações de evolução pessoal, criei esse blog para compartilhar conhecimento e, começei a aplicar toda minha experiência como consultor e desenvolvedor na minha própria software house, isso tudo depois de trabalhar o dia todo, a semana toda nessa empresa, ou seja, como eu poderia dar conta de tudo isso?

É, não estava dando mesmo!

Relembrei dos conceitos do Pomodoro e resolvi aplicá-lo novamente à minha rotina.

Se você também estiver perdido no seu tempo aí, sugiro tentar.

Segue link de como adicionar o Pomodoro no seu computador.

O primeiro passo foi levantar todas as atividades que preciso desenvolver e dividir no espaço de 5 dias com 16 horas produtivas, totalizando 80 horas semanais.

Com esse levantamento eu cheguei as seguintes atividades:

Trabalho fixo total 40 horas semanais;

Blog total 5 horas semanais;

Estudo tecnologia, empreendedorismo e marketing digital: 15 horas semanais;

Novos projetos: 20 horas semanais;

A partir daí, basta você dividir as demais atividades ao longo dos dias e horas restantes da semana. Você pode dividir os períodos da forma que mais funciona e pra você!

Lógico que, para ter sucesso é preciso ter comprometimento com seus objetivos.

Meu intuito com esse post hoje foi ressaltar a importância de manter uma agenda programada das nossas atividades. O mundo do desenvolvimento de software é extremamente dinâmico, não existe rotina se você quiser evoluir sempre e não podemos nos esquecer de viver também!

Que tal compartilhar comigo a sua forma de organização e sua opnião sobre como estou me organizando?

Espero que você tenha gostado do assunto, quero trazer uma mistura de post técnicos e assuntos do dia a dia de um profissional para podermos trocar todo tipo de experiência.

Se tiverem interesse, num próximo eu volto falando um pouco mais sobre como é trabalhar na vencedora do prêmio de maior empresa de tecnologia de 2019.

Siga as nossas redes sociais (facebook e instagram) para ficar por dentro de tudo que estamos criando e acompanhar o nosso dia a dia.

Por hoje é só, nos vemos em breve!

Mas e aí, na sua máquina (como) funciona?

--

--