Receba mais conteúdo sobre Escrita Criativa e Storytelling. Assine a NaNoLetter, curta a fanpage e siga o canal.

Como Avaliar Um Livro em 5 Passos

Recentemente me perguntaram como eu faço para avaliar um livro. Como eu faço para saber se ele é mesmo bom ou ruim e se tem algo a me acrescentar?

Olha só, a questão é um pouco complexa, pois sei muito bem que existe uma alta carga de subjetividade aí. Contudo, se tem uma coisa que a “história das histórias” nos mostra é que, há, sim, uma certa lógica que nos revela se um livro vale a pena ou não.

Sendo assim, usando essa lógica como apoio e levando em conta o que eu acho que há de mais importante ao consumir uma história (a Experiência do Usuário), concluí que sigo um roteirinho na hora de fazer análise. Aí vai, para quem achar válido:

1. Comece pela ideia.

É boa? Criativa? Original? Dá vontade de ler mais a respeito?

2. Avalie como a ideia é executada no aspecto macro (trama).

O livro flui ou é travado? Os personagens geram empatia? A trama empaca? Como são os pontos de virada? A história prende?

3. Avalie como a ideia é executada no aspecto micro (capítulos).

Como eles começam e terminam? Você sente a tensão? Há possibilidade de conflito no ar? Há muita variação de ponto de vista no mesmo capítulo? Como o autor faz descrições?

4. Junte tudo, prestando muita atenção nos melhores e piores destaques do livro.

Como foi a sua experiência como leitor? Como usuário daquela história? Boa ou ruim? Esqueça os detalhezinhos e preste atenção no livro como um todo. Qual é o gosto que fica na sua boca?

5. Aprenda.

Pegue o livro que você acabou de ler e estude tudo o que funcionou, tudo o que você achou positivo. Depois faça o mesmo com todos os aspectos negativos. Afinal, você não vai querer cometer aqueles mesmos erros, não é? ;)

E é isso! No meu vídeo mais recente eu falo sobre o assunto de uma forma um pouquinho mais detalhada.

Dá uma conferida aqui embaixo e, se você gostar, ajude clicando no ❤ lá no fim do texto!