A verdade é que a Umbu começou porque tudo deu errado

Cleidiane Silva
naqueles dias
Published in
2 min readNov 11, 2020

Recém formada, sem uma experiência considerável em publicidade e com contas a pagar, não poderia aceitar qualquer proposta para ganhar R$ 400. Quem divide apto e mora longe da família sabe que a gente precisa de mais que quatrocentos reais para pagar aluguel, supermercado e transporte. Disse não pra algumas propostas nesse perfil, fiquei no meu estágio que era bem mais vantagem e ai acabou a faculdade e acabou o estágio, por ser no Banco do Brasil, não dava para continuar. E agora? Crise de ansiedade, é óbvio.

Na época, meu namorado conseguiu um emprego pra mim na área de marketing, ao qual sou extremamente grata, mas se não fosse pelas caronas dele eu não conseguiria chegar ao trabalho porque o dinheiro não dava para pagar o ônibus. Um mês depois uma amiga me ofereceu uma proposta para trabalharmos juntas com marketing digital. Topei na hora, fiz as contas das economias que tinha, conversei com meu namorado e pedi demissão.

“Amiga, é melhor cada um fazer o seu. Você faz ai e eu te ajudo.” Isso mesmo. Um pé na bunda. (Amiga, eu te amo. Obrigada por esse pé na bunda)

O que eu vou fazer? Não tenho networking. Como vou conseguir clientes? Não estudei marketing digital o suficiente pra abrir uma empresa sozinha. Como vou fazer TUDO sozinha?

-Outra crise -

Nunca pensei em ter uma empresa. Não foi fácil. Conheci tanta gente incrível no processo, tive tanto suporte dos meus amigos e do meu namorado (que entrou nessa comigo), e… nós conseguimos! A Umbu se tornou um pedaço da gente. Deu certo, a gente conseguiu fazer valer e chamar outra pessoa fod@ pro time (Laricoides).

Aprendi sobre finanças, pagamentos, tive minha experiência em publicidade, fizemos campanhas on e off, identidade visual, gerenciamento de redes sociais, aprendemos sobre gerenciamento de crise e diferentes negócios. Aprendi sobre gente e gestão, mas acima de tudo, aprendi que sem pessoas não sou nada. Ao meu time incrível que fez a Umbu acontecer comigo, aos clientes, parceiros e amigos: OBRIGADA.

A Umbu deu uma pausa depois de pouco mais de três anos, mas ela continua quentinha em nossos corações sabendo que ajudamos pessoas a realizar sonhos e alcançar vários objetivos. Não é fácil ter uma empresa e não romantizarei o assunto. Tive muita gente boa comigo, mas também passamos vários apertos.

Sejam verdadeiros com as experiências de vocês ❤

--

--