Estruturando o processo de Onboarding

Cleidiane Silva
naqueles dias
Published in
2 min readNov 18, 2020
Photo by Belinda Fewings on Unsplash

Nesse quase um ano como People Ops tenho ajudado a empresa que trabalho a estruturar processos e ter um banco de dados com várias informações importantes pra gente e, acima de tudo, fazendo um trabalho que cause um impacto positivo na empresa e possa ser usado e melhorado por outras várias pessoas que entrarem no time de people. (Espero que ajude alguém por aqui também).

Como faço isso hoje? Usando o aplicativo dono da minha vida: Notion. Ele tem a versão paga, mas a free resolve tranquilamente.

O processo que vou mostrar aqui é o Onboarding. Ele é suuuper importante pra todo mundo que ta entrando no time e cada empresa tem seu modo de fazê-lo. Ele pode variar muito, não existe o guia definitivo a ser seguido (não existe pra nada na vida, fica a dica), o objetivo é mudar de acordo com a necessidade do momento ou de cada empresa e proporcionar sempre a melhor experiência para os colaboradores.

-Pausa- Olha que gracinha essa lista de processos que a gente tem hoje:

Templates de Processos :)

Melhor do que colocar aqui prints das etapas que sigo hoje é deixar esse link pro Notion para que vocês possam futucar tudo e duplicar o template pra vocês se quiserem, é claro.

Nele você vai encontrar lista de ferramentas que precisa disponibilizar pro colaborador, modelo de e-mail de boas-vindas, e várias outras coisas (lembrem: isso pode e deve variar de acordo com cada empresa).

O Notion é incrível porque você pode organizar de várias formas, com to-do list, toggle list, título, cor, e mais um monte de coisa.

Um processo organizado chega deixa o coração em paz, né?

--

--