Europeu de Natação Juniores Hódmezővásárhely — dia 3 e 4

FPN
Natação Pura
Published in
4 min readJul 8, 2016

O despertar, pequeno almoço e saída tudo dentro do previsto. Resolvemos levantar mais cedo porque alguns nadadores queriam ter um tempo mais alargado para preparar as provas. Um bom sinal.

Os primeiros a entrar em competição foram as meninas dos 50m bruços que estiveram ao nadar em cima dos seus melhores registos.

A seguir os rapazes dos 400m Livres conseguiram ambos recordes pessoais e uma atitude competitiva que agradou a todos.

Finalmente a Inês nos 200m Mariposa acusou a ansiedade dessa primeira experiência de competição ao mais alto nível.

Estava definido que ninguém pode ficar desiludido e todos aceitaram esse compromisso, como tal nenhum resultado vai deixar marcas.

Há tarde nadou a Tamila e desde o início se sentiu que podia haver um momento “pouco habitual”.

Apesar de alguns sinais de ansiedade à chegada à piscina a verdade é que ela parecia estar totalmente segura do que precisava fazer.

E fez!

Só não conseguiu ultrapassar a nadadora Húngara que é a principal figura dessa selecção ao ter no currículo um quarto lugar no último europeu absoluto aos 400m Livres.

Toda a equipa viveu o momento com alegria e orgulho. Estivemos juntos no momento da consagração.

Depois disto quase todos tivemos de esperar mais de duas horas para vermos a Tamila e a felicitar. É que o resultado implicou o necessário procedimento do anti-doping que não foi muito rápido.

A maior parte da equipa já tinha jantado e estava a assistir ao jogo de Portugal no hotel quando chegámos. Ainda fizemos a reunião no intervalo e em conjunto demos a devida salva de palmas que o momento exigia.

Não houve tempo para mais jogo mas todos souberam o resultado e de manhã na piscina houve muitas felicitações por Portugal estar na final do Euro.

Dia 4 em Hódmezővásárhely

Cumpridos os procedimentos habituais partimos para a piscina. Nas provas da manhã mereceram destaque os resultados da Tamila com recorde nacional júnior aos 400m Livres que deu 11.º lugar e da Raquel aos 200m bruços, cujo recorde garantiu acesso à semi-final.

Os outros estiveram bem. O José Carvalho nos 200m Mariposa, embora não tenha ficado satisfeito com a forma como geriu a prova. A Madalena e a Cláudia não conseguiram aproximar-se dos melhores registos, mas estão cientes dos erros cometidos.

Há tarde tivemos a Raquel na semi-final dos 200m bruços que não foi capaz de melhorar a marca, pois entrou com uns primeiros 50m muito mais fortes.

É verdade, antes da semi-final tivemos a notícia de que a Tamila estava garantida nos JO do Rio o que, como devem calcular, foi mais uma motivação extra especialmente para a próxima Tamila que nesta altura estava mesmo precisada disso. Lol

Faltava só a série rápida dos 1500m Livres.

Antes do início o Guilherme já sabia que tinha de fazer menos de 15.26, tempo do melhor até à altura, para poder garantir um lugar entre os 8 primeiros. Isso significava já menos 6 segundos que o seu recorde pessoal e nacional.

Nada fácil!

O facto é que com uma regularidade espetacular entre 30.8 e 31.1 a cada 50m o Guilherme conseguiu melhorar 8 segundos e ainda ganhar a 2 da série mais rápida. Sexto no Campeonato Europeu Júnior e mais uma salva de palmas do grupo na reunião final com que acabou o dia.

Parabéns Guilherme Pina!

Saudações a todos vós,
José Machado e Nuno Pina

--

--