Taça Latina Santiago de Cali 2016 — dia 1 e 2

FPN
Natação Pura
Published in
3 min readApr 28, 2016

Filas, controlo, viagem, passaporte, ataque de asma, desidratação, soro, aniversário, treino, adaptação, piscina, ‘shopping e descanso na viagem e chegada à Colômbia. ’Terça-feira de manhã começou a nossa acção na 25.ª edição da Taça Latina, que se realiza em Santiago de Cali (Colômbia) de 29 de Abril a 2 de Maio. Concentração no Aeroporto do Porto as 10.15h e preparação da viagem.

O Cláudio já vinha treinado de viagens com duas viagens entre Faro, Lisboa e Porto. Passaportes e autorizações para saída do país em ordem e a nossa primeira viagem para Madrid. Em Madrid dirigimo-nos para o controlo de passaportes e aí começou o nosso pesadelo. Uma fila interminável sem ordem e sem lógica para passar o controlo. O tempo ia passando e não conseguíamos andar para a frente nem ter a compreensão de ninguém para nos ajudar. A 15 minutos do embarque surge alguém da companhia de viagem e todos os que estão no nosso voo passam à frente. Salvação. Contudo, ainda tivemos uma corrida em ‘sprint’ para chegarmos à porta de embarque. Felizmente tudo correu bem e seguimos viagem, juntamente com os nossos colegas de Espanha e França que iam no mesmo avião. Viagem para Cali de 10.30h entre períodos de sono , visualização de uns filmes e descanso.

À chegada a Cali novo período de espera para mostrar o passaporte, com algumas peripécias. Uma nadadora italiana teve um ataque de asma e teve que ter assistência. Depois a nossa Ana Guedes também se sentiu mal e teve que se deitar no chão, contando com o apoio de todos à sua volta. No autocarro voltou a sentir se mal e a chegada ao hotel foi levada ao quarto a aguardar tratamento. Pediu se a presença de elementos médicos que com um tratamento exemplar conseguiram resolver o problema e tratar a Guedes mesmo no quarto.

Estava bastante desidratada e teve mesmo que levar uma pequena dose de soro para recuperar. Felizmente, ao fim de pouco tempo, começou a sentir se melhor e pode descansar. Ainda continuou a ser vigiada durante a noite mas já acordou de manhã com melhor aspecto.Uma boa maneira de começar o dia especialmente no dia de aniversário. De manhã, passada a preocupação, todos foram dar os parabéns a Guedes.

De seguida, fomos para o pequeno almoço e dirigimo-nos para a piscina para realizarmos o nosso treino matinal.

Embora ainda sem as pistas com os separadores, conseguimos fazer um bom treino de adaptação e recuperação do dia de viagem.

Depois de almoço eu e o Cameira fomos a reunião técnica da competição e assistimos a uma conferência sobre o treino de jovens , com uma apresentação bastante interessante de um elemento da equipa técnica da federação colombiana de natação.

Ainda houve tempo para uma ida ao ‘shopping’ fazer umas compras antes do treino da tarde, agora sim com a piscina bem preparada. Contudo, desta vez o tempo não ajudou e chovia bastante, nada que tenha perturbado a nossa preparação.

À noite, durante o jantar, cantamos os parabéns a Guedes, que como a imagem demonstra, se encontra bem disposta e praticamente recuperada.

Estamos a ser muito bem tratados e o grupo está muito animado. Bom descanso.

Daniel Marinho

--

--