Troféu Memorial Morena — Dia 2

E assim começou o primeiro dia de competição. Acordar às 6.45h, pequeno almoço às 7h, e às 7.30h já a nossa seleção estava a deslocar-se para a piscina de Sportiva Sturla, num autocarro partilhado com as nadadoras da seleção Italiana.

Chegada ao complexo de piscinas, com condições fantásticas, e entrada na piscina com teto amovível onde se iria desenrolar a competição. Quase 600 nadadores presentes implica que haja alguma organização na gestão dos aquecimentos, pelo que das 7.50h às 8.20h aqueciam as nadadoras e das 8.20h às 8.50h aqueciam os nadadores.

Após o término do aquecimento, preparação para o desfile, no qual a nossa seleção teve um papel de destaque, com a presença de toda a nossa equipa no desfile. Oportunidade ainda para o Zé Luz se apresentar no palanque e proferir umas palavras, referindo que a nossa seleção iria cumprir toda a regulamentação e que iria competir de acordo com as regras do fair play. O Zé passou no exame, com a leitura em inglês de enorme qualidade.

Desfile da Seleção

Passando esta fase inicial, iniciou-se a competição, com uma atitude fantástica de todos os nadadores, o que permitiu alcançar 17 Finais da parte da tarde, com todos os nadadores a apurarem-se para a tarde em todas as provas realizadas. Sem dúvida, um espírito e competitividade a realçar.

Seguiu-se a viagem de regresso ao Hotel, para almoçar rapidamente e tentar ainda repousar um pouco. O treinador italiano, nosso companheiro nas viagens, aceitou o nosso pedido e conseguimos atrasar a saída do autocarro por 15 minutos, permitindo que assim os nadadores pudessem descansar ainda cerca de 30 minutos.

Da parte da tarde, menos nadadores envolvidos, pelo que o aquecimento pode ser mais demorado, possibilitando uma maior individualização do mesmo.

Período de aquecimento

Alguns afinamentos e todos os nadadores pareciam estar preparados para a competição. E assim foi: mais uma vez, assistiu-se a melhorias de manhã para a tarde e os nossos nadadores mostraram que são capazes de competir com os melhores de outros países. Destaque para o 1º lugar do António Mendes aos 200 Bruços, do 2º lugar e Recorde Nacional Infantil-A para a Rafaela Azevedo aos 200 Costas, bem como os pódios da Alexandra Frazão (3º, 100 Livres), da Inês Rocha (2º, 200 Estilos), do Jorge Silva (2º, 200 Estilos), e do João Tinoco (2º, 200 Costas).A

António Mendes no pódio
Madalena no pódio

Resumo do dia: 1 Record Nacional, 1 título, 6 pódios, 17 Finais e 4 recordes pessoais.

Após um dia extremamente cansativo mas também muito proveitoso, o grupo regressou ao Hotel, para jantar, e preparar para descansar e dormir. Claro que sem antes, fazerem o habitual balanço da competição. O dia terminou às 21.30h.

Amanhã despertar às 6.45h e início das provas às 9.00h, num dia que se espera ainda mais cansativo do que o de hoje, com a sessão da tarde a iniciar-se às 15.30h.

Até amanhã!

por Daniel Marinho (Responsável Técnico da Federação Portuguesa de Natação), 20/06/2015

Like what you read? Give FPN a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.