Europeu de Natação Sincronizada Londres 2016 — dia 1 e 2

FPN
Natação Sincronizada
4 min readMay 9, 2016

Dia 1 — A viagem e o primeiro treino em Londres. O dia hoje começou muito cedo. Eram 4h00 e o despertador tocou. O encontro no aeroporto estava marcado para as 4h45 com direito à entrega dos novos equipamentos à comitiva. Às 6h30 voámos para Londres com uma bagagem bem cheia e com muito sono. Começamos cedo o dia e às 9h00 já pisávamos as terras de sua Majestade. A partir deste momento iniciámos uma maratona na luta contra o tempo para conseguirmos cumprir todos os horários e formalidades neste período que antecede a competição.

A chegada à Piscina foi um momento mágico! Sentimos a competição e a sua grandeza a partir do momento em que entrámos no cais da piscina que será o palco deste grandioso espectáculo competitivo.

O primeiro treino de reconhecimento da piscina de competição decorreu pelas 12h30 com direito a acompanhamento musical. As sensações foram mais que muitas e a ansiedade já se começa a sentir. As nossas meninas fizeram o seu treino e seguimos para o hotel para um maravilhoso almoço inglês. Recuperadas algumas energias após o almoço, seguimos novamente para a piscina da competição. Nesta tarde, após algumas surpresas e reencontros conseguimos que a nossa equipa partilhasse o treino com acompanhamento musical com a campeã olímpica Rússia que, mais uma vez, mostrou o porquê deste título desde há 10 anos. Mais calmas e muito cansadas, terminámos o treino na piscina pelas 20h30 e seguimos para o hotel. Após o jantar, foi o momento para a reunião de equipa com análise dos vídeos das coreografias realizadas neste dia durante o treino com música. Foi também momento de reflexão e definição de estratégias e horários para o decorrer da competição. Amanhã segue-se mais um dia de treino intenso para que nada falhe no momento chave. Para além das poucas horas de sono, com tantas emoções, no final do dia, sentimos-nos como se tivéssemos sido atropeladas por vários camiões seguidos (mas daqueles grandes)!

Vamos lá descansar que amanhã há mais :)

Dia 2 — Ambientar aos espaços e às rotinas do treino. Hoje o dia não começou tão cedo como ontem, mas a parte da manhã das nadadoras foi dedicada aos acabamentos dos fatos de banho de competição e dos últimos retoques nas expressões faciais dos esquemas colectivos. Pretende-se que todas as nadadoras tenham a mesma expressão ao longo de toda a coreografia, porque este é um domínio avaliado pelos juízes na competição pela Impressão Artística.

Após o almoço seguimos novamente para a piscina para mais uma tarde de treinos e ajustes com um período de acompanhamento musical. Hoje partilhámos este treino com as equipas da Bulgária e da anfitriã Grã-Bretanha. A nossa equipa já se está a ambientar aos espaços e às rotinas de treino para a competição, reflectindo-se em claras melhorias na execução e na atitude positiva que as caracteriza. O ambiente que se vive é de alegria com alguma ansiedade à mistura, natural de quem compete pela primeira vez num Campeonato da Europa de Absolutos. Não nos podemos esquecer que a nossa equipa é bastante jovem e está a dar os primeiros passos neste mundo que é a competição internacional de Absolutos com grandes nomes e países históricos na modalidade.

Surpreendentemente, faz imenso calor em Londres. Entre o dia de hoje e ontem as temperaturas rondaram entre os 25 e os 27 graus, o que não é muito normal para a época. Bom para nós, que fazemos os percursos a pé para a piscina juntamente com outras seleções.

À noite, já no hotel e após o jantar, voltámos a reunir para analisar os vídeos das coreografias de hoje. Amanhã a competição já começa bem cedo com a prova de Solos Livres onde compete a nossa Ana Isabel e à tarde é o momento para as Equipas Técnicas entrarem em ação onde também competimos. A ansiedade faz-se sentir e a responsabilidade da estreia também, mas estamos confiantes e certas de que as nossas meninas vão brilhar!

Agora é tempo de descanso e reflexão…

Boa noite a todos e continuem a torcer por nós!