Aprenda programação de forma divertida: jogos e exercícios interativos

Marianne Gomes
nav9 Team
Published in
5 min readSep 14, 2023

Introdução

Aprender a programar não precisa ser uma atividade estressante, complexa ou chata. Isso depende, em grande parte, de como você organiza seus estudos. Como comentei no artigo anterior, garantir que tenha uma trilha de estudos que faça sentido com o seu cenário atual é essencial para que tenha sucesso em seu processo inicial e torne o mesmo mais fácil. Além disso, a metodologia de aprendizado na qual optamos por seguir se torna tão importante quanto.

Afinal, a tecnologia está a nosso favor e existem inúmeros métodos distintos a serem analisados e escolhidos de acordo com o formato que melhor se encaixa a cada pessoa. Podemos aprender através de vídeos, artigos, documentações, áudios, conversas ou até mesmo jogos.

E o intuito desse artigo é explicar como podemos tornar esse processo leve, apresentando meios divertidos e interativos de aprender a programar, pensando em Desenvolvimento Frontend.

Neurociência do “Fun Learning”

A relação entre aprendizado e diversão já vem sendo estudada há bastante tempo quando se fala sobre pedagogia. Estudos indicam que quando há atividades de maneira lúdica e interativa, o cérebro libera neurotransmissores como dopamina, amplificando a motivação e sensação de recompensa nos indivíduos envolvidos.

Como resultado, métodos como “Fun Learning” proporcionam um ambiente propício para assimilação de novas habilidades bem como contribui para uma compreensão mais profunda de determinados assuntos.

Ou seja, podemos mudar a nossa perspectiva de ensino e aprendizado quando estudamos um pouco mais a respeito, tornando nosso processo leve e descontraído. Então, vamos à prática…

Sites que ensinam a programar através de jogos

1. Code Combat
A plataforma permite que as ações dos personagens sejam controladas e monitoradas através de comandos, digitados pelo jogador. Os mesmos resolvem quebra-cabeças e desafios utilizando linguagens de programação reais, como Javascript e Python.

2. Flexbox Froggy
A plataforma disponibiliza uma série de desafios em formato de níveis, na qual o intuito é ensinar Flexbox, fazendo com que o usuário posicione o personagem principal onde solicitado. É uma excelente opção para quem quer aprender CSS.

3. Grid Garden
É outra ferramenta ideal para quem tem interesse em aprender CSS de forma leve e descontraída. Bem semelhante com o Flexbox Froggy, o intuito dela também é posicionar elementos em tela, mas dessa vez utilizando os conceitos de Grid.

4. JS Robot
O intuito desse jogo é ensinar Javascript através do personagem principal, direcionando-o até o seu objetivo final. Ótima opção para quem quer passar o tempo aprendendo e se divertindo, em paralelo.

5. CSS DinerO site disponibiliza vários níveis a serem solucionados utilizando conceitos prévios sobre CSS. Sendo uma plataforma bem fácil de acessar.

5. Grasshopper
O aplicativo ensina programação através de jogos divertidos utilizando Javascript. Ele apresenta níveis progressivamente desafiadores à medida que desenvolve suas habilidades

Aprender por outros meios (Podcasts)

Como comentei anteriormente, existem inúmeras formas de aprendizado que podem ser encaixadas de acordo com sua rotina. Caso tenha interesse em ouvir algo sobre tecnologia enquanto faz suas atividades cotidianas, existem algumas ótimas opções:

1. navWay Podcast: É um podcast quinzenal capitaneado pela nav9. Ele recebe convidados para debates relacionados à tecnologia, gestão, soluções digitais, empreendedorismo, cultura organizacional, agilidade e criatividade.

2. Fala Dev: É um podcast da Rocketseat onde três programadores se reúnem para discutir o universo da programação, abordam assuntos técnicos e debatem abertamente suas perspectivas de acordo com cada tópico.

3. Dev sem fronteiras: É um podcast da Alura que conta várias vivências/histórias de devs que saíram do Brasil para trabalhar em outros países. Ótima opção para quem possui planos semelhantes.

Como encaixar isso na minha rotina?

Os sites apresentados anteriormente são ótimas ferramentas para aprender/consolidar sua base técnica. Mas lembre-se que para garantir que esteja totalmente seguro em uma determinada tecnologia é ideal que ponha seu conhecimento em prática.

Você pode inserir em seu cronograma de estudos um horário reservado para estar acessando as plataformas anteriores e outro horário para criar projetos reais envolvendo os conceitos vistos no dia. Tudo isso garante que o conhecimento adquirido foi bem aproveitado.

Conclusão

Aprender sobre programação e tecnologia pode ser sim uma atividade divertida e mostramos isso anteriormente. Se você deseja trabalhar na área em um futuro próximo, tem que estar ciente que haverá diversos momentos estressantes e complexos, mas que podem ser resolvidos através do uso da criatividade.

Então, aproveite essa etapa de aprendizado para explorar todas opções que fazem você ampliar a sua imaginação e formas de pensar.

Se você gostou do conteúdo e quer trocar uma ideia sobre, fica a vontade para entrar em contato comigo através das redes sociais(Instagram: @mariannegomesm). E se conhecer outros sites/plataformas que ensinam programação de forma divertida e quiser compartilhar, fique a vontade para deixar sua sugestão aqui nos comentários!

Referências

https://blog.educacross.com.br/educacao/neurociencia-do-fun-learning/

--

--

Marianne Gomes
nav9 Team

Uma Desenvolvedora Frontend que não para de aprender e ama compartilhar💜