Cultura que faz toda a diferença

Victoria Costa
nav9 Team
Published in
3 min readApr 3, 2020

Em meio a mudanças repentinas e tomadas de decisões para impedir a relação com coronavírus (COVID-19), o Brasil e o mundo vivenciam uma grande confusão, qual é o certo a fazer? Qual caminho seguir e por onde começar?

As respostas foram surgidas, iniciando por um foco na higienização do escritório que usa máscaras e álcool em gel, mas sem dúvidas a resposta que mais ecoou foi “Fiquem em casa!”. Ok, é quarentena que é para fazer? Vamos fazer! Desde o dia 18/03, quando a nave está trabalhando completamente remotamente, em meio a um caos mundial, uma pandemia, o Coronavírus é uma palavra que não sai das nossas cabeças e se tenta fugir dela, não faz nada nos pegamos falando sobre.

Aqui na nave ou home office sempre fez parte da nossa rotina e cultura, contando sempre com o bom senso e comprometimento do tempo, nunca mais o trabalho remoto como um empecilho, muito pelo contrário, ele pode alavancar ou desenvolver cada pessoa de autogerenciar ou seu tempo. Mas também reduz a convivência diária no escritório da nave, como trocas diárias, brincadeiras, fifa, música de fundo e aquela torrada, pipoca e cervejinha no meio da tarde que fazem parte da nossa essência.

Sabemos que, por mais que o escritório em casa tenha suas vantagens, ou o dia causará uma tremenda falta, seja um bom dia ou "padrão de vida" ou "poxa quem pegou um único wafer e deixou o pacote aberto?" e por aí vai, são os detalhes que fazem a diferença e sabem quais são os fatores que abdicarão nesse contexto em que não tiverem opção, era essa ou colocar o nosso tempo em risco e como nosso foco sempre eram como pessoas, não faria sentido de outra maneira.

Nos preparativos da maneira que você conseguiu, agora mais do que nunca, a comunicação teve que ser clara e não deixou brechas para evitar muitas dúvidas, além disso, para que tranqüilize todos seguindo a linha "mantenha a calma, vá passar". Canais foram usados, seguidos de informações e dicas, seguidos demonstrando preocupação em relação à rotina, sentimento e conforto dos funcionários.

Mas além disso, faltava algo, faltava deixar a casa de cada vez um pouco mais da nossa essência, cultura que não quer perder nenhum jeito. Além de ferramentas como computadores, monitores e cadeiras liberadas pensando no conforto do pessoal, não temos preocupações e pensamos no clima diário do escritório, uma cervejinha sagrada de sexta-feira, uma nave, esse clima é nosso e quer saber o tempo que seguimos sentindo isso, mesmo separado cada um em suas casas.

Sabemos que esse não é um bom momento para ninguém, muito menos para o trabalho remoto e sabemos que ele não é uma solução para essa crise. Mas em meio a toda essa tensão, estamos buscando uma maneira de adaptar, dar o conforto e a calma necessária para o nosso tempo, além de tudo, estamos buscando não perder uma cultura da empresa.

Nesse sentido, pensar em cultura e mais nunca entender a importância da comunicação aliada à valorização das pessoas, lançada no #SextouNaNave. O nosso escritório na sexta-feira é marcado por um clima mais descontraído onde a pipoquinha, as comidinhas e a cerveja fazem parte da rotina. Estamos buscando mostrar que, mesmo em casa, uma cultura se sustenta e tendo isso internalizado não nos sentimos sozinhos nesse período de isolamento.

Para manter a cultura e nos aproximar nesse momento de quarentena, envia para uma casa de cada membro por hora um pacote de cerveja e um convite especial para um happy hour virtual. Para quem não consome cerveja por opção ou restrição de alimentos foi enviado um outro mimo para substituir.

Nesses momentos nos reinventamos, e em meio a esses desafios evolutivos em nossa cultura. Até quando vai durar esse isolamento? Não sabemos, mas seguimos com o nosso jeito de ser, com consciência, em casa, cuidando de outros e mantendo uma geladeira com cerveja e comidinhas para juntos juntos brindar e compartilhar sorrisos ao longo da quarentena. Torque para que o mais breve possível, compartilhe esses sorrisos juntos dentro de nossa nave.

--

--