Do analógico para o digital

Miguel Scherdien
nav9 Team
Published in
3 min readSep 24, 2020

Era julho de 2019, me lembro que apertei a campainha do office e ninguém atendeu. Como bom canguçuense¹, sou muito desconfiado e logo pensei “bah, a gurizada me deu migué²… na real que nem tem empresa aqui”. Na segunda tentativa chegou o Adamoli e me convidou para entrar. Me lembro que era comemoração de algum aniversário e estava cheio de bolo, coca cola, salgadinho… o pessoal até me convidou para comer mas eu estava tão nervoso que nem conseguia pensar em comida. Subi para o segundo andar para conversar com o Matheus, João e Adamoli para entender um pouco melhor da empresa e me falar um pouco o que eles acreditavam que eu poderia fazer. Foi uma conversa bem descontraída e um papo bem rápido que ao final foi finalizada com o convite de fazer parte do time. Confesso que me questionei bastante, afinal eu estava trabalhando como técnico em eletrônica, não sabia nada de programação, minha experiência mais próxima com tecnologia foi um estágio que fiz por quase 2 anos em Canguçu dando manutenção em computadores. Será que era a hora de mudar de carreira? Será que eu poderia contribuir com alguma coisa para empresa?

“Não sei muito bem ao certo o que tu vai fazer. Tem bastante trabalho, tá entrando bastante projeto e estamos precisando de gente. Tu aceita?”

Desde aquela conversa fui estagiário de operações, assistente de operações, assistente executivo e hoje sou coordenador executivo da empresa. Conversei com pessoas que nunca imaginaria que iria conversar, entrevistei gente para contratarmos de vários lugares do Brasil, pude participar de projetos com impacto nacional, aprendi muito sobre diversas áreas de um negócio, mas o principal aprendizado que a Nave me ensinou foi o de que pouco importa de onde tu veio, o teu background não é o que te define, o que realmente importa é o que tu trás contigo. Pouco importa se tu trabalhou em uma empresa de tecnologia ou se tu foi vendedor no comércio, pouco importa se tu fez um MBA em Harvard ou fez o curso na Udemy, a Nave te contrata pela pessoa que tu é, porque aqui nós entendemos que toda experiência é válida, todo conhecimento que tu traz contigo vai sim ser importante em alguma área da empresa. O teu jeito, tuas características, tuas peculiaridades irão nos tornar cada vez mais uma empresa melhor.

Nosso jeito Nave de ser e de pensar entende que uma empresa com muitos “Miguéis” não vai dar certo, assim como uma empresa com muitos “Blanks” ou “Felipes” ou “Lennons” não iria ter esse crescimento que estamos tendo. Nós chegamos até aqui porque conseguimos fazer uma liga muito massa com as características do Allan, Paracy, Tuia, Brian, Bruna, Braga, Caio, Camila, Bebedeira, Danielzinho, Daniel do Back, Dionatan, Ederson, Eduarda, Edu, Érico, Fabi, Zogbi, Felipe, Adamoli, Flávia, Barros, Couto, Gabriel Carrilhos,Giulia, Giu, Glauber, Gleider, Vahl, Guilherme Correa, Magnabosco, Gustavo, Casconi, Iris, Ítalo, Nolasco, José, Ju, Juju, João, Lennon, Letícia, Bender, Lucas Barbosa, Lucas Araújo, Marina, Mateuzinho, Matheus, Blank, Matheus Cruz, Michael, Miguel, Mikael, Monique, Schumacher, Rafael, Candia, Richard, Ricky, Thabata, Thiago, Vic, Vitor, Yasmin e Wesley. Chegamos aos 3 anos de empresa sempre crescendo porque conseguimos trazer pessoas fantásticas que aceitaram o desafio de crescer conosco e poder dar sua contribuição em fazer um mundo melhor.

E sabem o que é mais desafiador? Queremos crescer cada vez mais, e para isso vamos precisar contratar mais pessoas porque entendemos que precisamos de muita gente com jeitos e características diferentes das que temos hoje. Por isso, existe sim espaço pra ti que ta lendo esse artigo trabalhar nesse ambiente tão desafiador e inovador, estamos sempre abertos a novas pessoas e para saber quando estamos com oportunidades abertas fica sempre ligado nas nossas redes sociais (Linkedin, Instagram). Não sei se um dia vamos chegar no sonho louco de termos 1 milhão de funcionários (se tu não entendeu, não perde tempo e assiste essa pérola no nosso documentário, mas nosso sonho é podermos construir um ambiente em que cada um sinta que o seu jeito e a sua característica são fundamentais para o crescimento da nossa Nave.

  1. Canguçuense: natural de Canguçu, grande cidade do interior do Rio Grande do Sul;

2. Migué: Me enganou, deu uma desculpa esfarrapada.

--

--