Do estágio a efetivação: Uma breve experiência de uma mulher na área de tecnologia da Nave.rs

Eduarda Conde
nav9 Team
Published in
3 min readApr 8, 2021

Olá, meu nome é Eduarda e eu sou dev Front-End aqui na Nave. Comecei a trabalhar na empresa em janeiro de 2019 e fui a primeira mulher a integrar o time.

Maior parte das mulheres irão entender o quão difícil é se candidatar a uma vaga, e principalmente numa área de tecnologia, onde o público é majoritariamente masculino, porém, eu comecei a curtir muito a área de programação e vi a necessidade de tentar me inserir no mercado de trabalho, para aprender e entender melhor como tudo funcionava. Foi então que eu descobri a Nave através das redes sociais e me candidatei a uma vaga que estava aberta naquele momento.

Embora naquela época a Nave fosse uma empresa menor com relação a funcionários e estrutura, o pessoal sempre teve uma visão que vai além, uma visão de crescimento, e foi isso que fez com que eu já curtisse muito a empresa, desde o processo de seleção.

Entrei na Nave como estagiária Front-End e hoje sigo como dev Front-End, e desde o início fui inserida em projetos que trabalham com Javascript puro ou React.js. Atualmente estou trabalhando em um projeto bem extenso e complexo, o time desse projeto tem crescido muito, mas assim como em todos projetos que trabalhei dentro da empresa, sempre fui muito bem acolhida. Tanto o time do projeto em específico, como membros de outros projetos fazem com que eu me sinta muito bem e se tornaram como uma família pra mim.

Como vocês sabem, é difícil ser mulher na sociedade em que vivemos atualmente, e eu só faço parte de uma das minorias que podem existir. Desde que entrei para a Nave nunca sofri nenhum tipo de desrespeito como já havia sofrido em outros locais em que trabalhei anteriormente, o time sempre me ajudou muito, mas é muito importante ressaltar que a empresa não se contentou com oferece o mínimo e tem crescido e aprendido muito a mudar todo esse cenário com relação a minorias dentro da empresa.

Trabalhar na Nave é prazeroso e muito motivador, pois além do time se mostrar ser tão receptivo e acolhedor, a empresa oferece diversos benefícios, existem pessoas a frente de ações maravilhosas dentro da empresa em prol de ajudar na evolução de cada um, temos a nossa disposição plataformas para estudo, temos professora de inglês (maravilhosa inclusive), no dia a dia dos projetos aprendemos muitas coisas, temos contato direto com o cliente (o que nos traz um retorno gigante em aprendizados).

A empresa ajuda demais no crescimento de cada membro, ser especificamente de uma área não quer dizer que tu precise se limitar em conhecer e fazer parte apenas daquele grupo, dentro da empresa temos a liberdade de participar e ajudar em outras áreas. Eu mesmo já participei do Pelotas.js e isso me trouxe um aprendizado enorme e internamente participo do Nave News, onde contamos um pouco do que aconteceu em cada mês para os membros do time.

Para quem leu até aqui, muito obrigado, espero que minha breve história ajude de alguma forma alguém, e faço um apelo para as mulheres: por favor, se candidatem às vagas, vocês irão ver o retorno e aprendizado que irão ter. Beijos da :meiga:*

:meiga:

*:meiga faz referência a figurinha citada acima, que foi criada a partir de um jogo entre os colegas da empresa, onde eu fiz o desenho, e existe todo um contexto engraçado por trás dela, além de ter ficado muito ruim.

--

--