O que saber antes de iniciar a carreira como Pessoa Desenvolvedora Frontend?

Marianne Gomes
nav9 Team
Published in
5 min readJul 3, 2023

Introdução

A área de Desenvolvimento Frontend tem ganho bastante visibilidade no mercado de tecnologia ao longo dos últimos anos. A busca crescente por interfaces que entregam uma melhor experiência para o usuário faz com que surjam demandas valiosas para uma profissão que exige muito raciocínio lógico e conhecimento técnico.

Pensando nisso, o intuito desse artigo é apresentar alguns pontos interessantes para você que está começando sua carreira como dev. Aqui, você receberá dicas de como iniciar, quais as trilhas que você pode seguir, bem como sugestões de como encontrar seu diferencial em meio a tantos outros profissionais.

O que uma Pessoa Desenvolvedora Frontend faz?

É o responsável por transformar as regras de negócio[1] e o design em uma aplicação, focando na experiência visual e interativa do usuário. Seu principal objetivo é resolver problemas cotidianos através de tecnologia e inovação.

Ele pode atuar em diversas frentes, seja na construção de um produto novo ou na manutenção de um sistema já existente. Portanto, é interessante se manter atualizado com as tecnologias e tendências, como frameworks e bibliotecas, para garantir que as aplicações atendam aos padrões atuais e ofereçam recursos avançados aos usuários.

O que estudar?

Inicie sua trajetória estudando lógica de programação. É por meio dela que você constrói um pensamento analítico para a solução dos diversos problemas que enfrentará constantemente. Ela é a base para que você consiga aprender qualquer linguagem. Então foque bastante em resolver exercícios que te desafiam e te façam desenvolver esse raciocínio lógico.

Existem alguns sites que podem ajudá-lo a explorar esse ambiente e adquirir conhecimento de acordo com suas necessidades:

URI Online
Plataforma que oferece diversos desafios voltados ao desenvolvimento frontend, organizados por nível (iniciante, intermediário ou avançado) e tecnologia escolhida.

Frontend Mentor
Plataforma que fornece projetos de design práticos para desenvolvedores aprimorarem suas habilidades de codificação e estilização. Ele oferece uma variedade de projetos, desde layouts simples até páginas mais complexas, todos criados por designers profissionais.

CodeWars
Excelente opção para quem quer desenvolver seu raciocínio lógico. O site disponibiliza desafios que podem ser solucionados de diversas formas e com várias tecnologias.

Curso nav9
Nós da nav9 temos um curso gravado disponível para pessoas que estão iniciando na área de Frontend. Esse curso tem como foco a parte de Lógica de Programação, a base de HTML, CSS e JS e também ensina sobre ReactJS. Para conseguir ter acesso a esse material é só me chamar no Instagram (@mariannegomesm) ou chamar o Barros (@gsbarross) que nós disponibilizamos.

É necessário saber de tudo para iniciar na área?

Não, você não precisa saber de tudo de antemão. O mais importante é estar ciente de que enfrentará diversos desafios constantemente e precisará encontrar formas distintas de resolvê-los.

Portanto, aprenda a pesquisar e a utilizar a internet a seu favor, tire suas dúvidas, utilize os fóruns das comunidades para interagir com outros desenvolvedores e compartilhe conhecimento. Esteja aberto a apresentar suas dificuldades e ouvir as propostas de solução que virão.

Lembre-se, você não precisa memorizar todos os comandos existentes e sim, saber ler o problema, identificar os processos e encontrar formas inteligentes de como contorna-los.

Quais as tecnologias mais conhecidas atualmente?

HTML: É uma linguagem de marcação utilizada para a construção de páginas web.

CSS: É uma linguagem de folha de estilo comumente utilizada para definir a aparência de elementos HTML, como cores, fontes, layouts e animações…

Javascript: É uma linguagem de programação responsável pela criação de interação e funcionalidades dentro de uma página web.

React.js: É um Framework Javascript de código aberto criado e mantido pelo Facebook, amplamente utilizado para criar interfaces interativas e reativas, usando componentes reutilizáveis.

Typescript: É uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft, como uma extensão do Javascript que disponibiliza alguns recursos adicionais como tipagens estáticas.

Next.js: Next.js é um framework de desenvolvimento web de código aberto, baseado em JavaScript e React. Ele foi criado para facilitar a construção de aplicativos web modernos, oferecendo uma experiência de desenvolvimento simples e eficiente.

Vale lembrar que essas tecnologias giram em torno do ecossistema Javascript, que é uma das linguagens mais conhecidas e trabalhadas no mercado, atualmente. Mas fique aberto a aprender um pouco mais sobre outras techs até que encontre a trilha que te encante mais.

Como encontrar seu “diferencial” na frente de tantos devs?

Busque ter em seu portfólio projetos interessantes com as últimas tecnologias que você vem estudando. Certifique-se de compreender a abordagem do problema e como você o transformou em código.

Além disso, procure participar de eventos, workshops e oficinas de programação que te façam construir um networking maior dentro de sua comunidade preferida. Opte por desenvolver suas Soft Skills também, você será constantemente colocado à prova.

Conclusão

A carreira como Pessoa desenvolvedora Frontend é emocionante e repleta de oportunidades. À medida que a tecnologia avança, surgem novas demandas e desafios que podem te levar a um outro nível. Nesse contexto, você, que está iniciando sua jornada na área, tem um mundo de possibilidades à sua frente.

Porém, é importante ressaltar que o aprendizado e desenvolvimento são contínuos. É fundamental que se mantenha ciente das novidades do mercado e em constante contato com outros profissionais que possuem vivências diferentes. Compartilhar conhecimento é uma das formas mais lindas de aprendizado.

Por fim, esteja preparado para enfrentar desafios ao longo do caminho. A profissão exige dedicação, resiliência e paixão pela busca de soluções inovadoras a cada passo. Encare todo desafio como uma oportunidade de crescimento e aprendizado.

Desde já, fico na torcida por você! E me deixo totalmente disponível para tirar dúvidas e conversar um pouco mais sobre tecnologia, fique à vontade para me acompanhar no instagram(@mariannegomesm) e trocarmos vivências por lá!

Referências

Notas de rodapé

[1] Regras de negócio são um conjunto de informações detalhadas a respeito de determinado produto ou instituição. Com foco em especificar como operar de acordo com os requisitos e objetivos do mesmo.

--

--

Marianne Gomes
nav9 Team

Uma Desenvolvedora Frontend que não para de aprender e ama compartilhar💜