Crescemos mas não deixamos de nos preocupar com a felicidade do time

Juliana Vellardi
nav9 Team

--

O ano de 2020 foi um ano difícil e atípico. Embora seja imprescindível que nos preocupemos com o bem estar e conforto de todos, isso se torna uma missão mais difícil em um ano marcado por não ter abraços, olho no olho, cervejinha pós expediente e aquela conversa de corredor. O teletrabalho nos trouxe muitas coisas positivas, porém não podemos esquecer que foi um ano de desafios e aprendizados.

Começamos a utilizar uma ferramenta onde os navers respondem como se sentiram durante a semana que passou e terminamos o ano com 98% da empresa respondendo seus sentimentos! É importante lembrar que dias ruins e bons estão presentes no nosso dia a dia e, por isso, não podemos esperar somente respostas positivas (principalmente se queremos que as respostas sejam honestas).

Muito se fala sobre inteligência emocional, todavia algumas vezes focam em “como não deixar que o pessoal atrapalhe no trabalho” e entendemos que em alguns casos isso não é possível. Uma pessoa que teve uma semana difícil por motivos pessoais pode não externalizá-los, mas seu trabalho será afetado por aquilo E TÁ TUDO BEM!

Utilizamos a Qulture.Rocks para essa análise de sentimentos e acreditamos que:

“…é preciso que os líderes saibam como promover esse ambiente seguro nas suas equipes. Os liderados devem ter um canal aberto para falar de qualquer problema com a liderança e os líderes, por sua vez, devem perguntar e notar constantemente se está tudo bem.” (Zé Vitor, 2020)

Em uma reunião com a plataforma facilitadora fomos informados que estamos entre as empresas que mais utilizam os dados dos sentimentos da semana! Pensando nisso, fomos procurar a média de adesão e nos surpreendemos com o quanto conseguimos mudar e como essas respostas acabam influenciando a relação entre os membros e os sentimentos enviados. Em verde está a nossa média de respostas de novembro e início de dezembro e em azul uma média de outras empresas.

Ao analisarmos os dados percebemos que em 20/10/20 recebíamos 59% de respostas sobre os sentimentos da semana e após algumas ações e conversas aumentamos para 98% (dado retirado em 20/12/20). Com a maior atenção dos líderes nos sentimentos da semana e com os liderados percebendo que poderiam ser honestos e escrever sobre a semana, conseguimos traçar mais planos e praticar a escuta ativa entre os membros. No gráfico abaixo podemos ver em verde respostas positivas, em amarelo neutras e em vermelho negativas (sendo que a primeira coluna contém as respostas de 60% da empresa e a última de 98%).

Um dos nossos objetivos para 2021 é continuar incentivando as respostas e os comentários nos sentimentos da semana. É ótimo saber que fazemos parte do grupo que mais utiliza a plataforma, mas é ainda melhor entender que nossos colegas percebem que essa atenção também representa cuidado e carinho. Queremos saber como todos estão se sentindo e, com isso, tentar estar presente, ouvir e ajudar. Um dos nossos pilares é a liga e jamais podemos esquecer que precisamos estar unidos, conectados e sinérgicos com nossos valores.

Referências:

Nada é mais importante do que saber como seus colaboradores se sentem. Zé Vitor, 2020. Acesso em: janeiro, 2021. Disponível em: https://qulture.rocks/blog/nada-e-mais-importante-do-que-saber-como-seus-colaboradores-se-sentem/

--

--

Juliana Vellardi
nav9 Team

Tradutora, professora, líder de pessoas, mãe de pet, paulista no rs e sempre aprendendo com os outros <3