Nayra Cruz
Mar 7, 2018 · 6 min read

Saiba como o processo de UX contribuiu para o planejamento de uma solução que ajuda a sanar as dores do público-alvo.

Sobre o 1º Hackathon de UX e Negócios

Hackathon é um evento que reúne pessoas empreendedoras e entusiastas para uma maratona de colaboração, prototipagem e/ou programação.

Tive a oportunidade de participar do 1º Hackathon de UX e Negócios, do instrutor da Udemy Leandro Rezende, nos dias 23/02 a 04/03/2018. Um evento totalmente remoto, com pessoas de diversos lugares. Foi uma excelente e desafiadora experiência. Leia meu relato sobre o processo de desenvolvimento das ideias e decisões.


O Desafio

“Dificuldade para ter um hábito de alimentação saudável.”


Consolidação do Problema

Inicialmente, foram criados artefatos com base no que foi considerado verdadeiro, por opinião pessoal. Em seguida, o público foi entrevistado por meio de um questionário, para validar as informações e fazer as alterações necessárias.

Coleta de Dados

Após a pesquisa, constatou-se que, ao buscar ajuda para a saúde alimentar, 42% dos entrevistados utilizam a internet, 36% consultam um nutricionista e 7% baixam um app para dieta. Apenas 5% não busca ajuda.

As maiores dificuldades do público estão relacionadas, em sua maioria, à fome exagerada, falta de tempo para comprar os alimentos e alimentação não-saudável no dia-a-dia. Algumas pessoas sentem a necessidade de saber o que precisam consumir, conforme seus objetivos e outras consideram altos os custos de alimentação saudável.

Onde buscam ajuda e maiores dificuldades.

O resultado da pesquisa indicou, também, que a saúde é o principal motivo que leva alguém a buscar ajuda para melhorar os hábitos alimentares. O segundo maior motivo é a perda de peso e, o seguinte, a estética. Qualidade de vida e ganho de massa são outros fatores relatados.

Como surgiu a ideia de uma solução voltada para mobile, foi considerado relevante observar a frequência de uso do celular pelo usuário, para saber se o público está disponível para esse tipo de solução.

Motivação para buscar ajuda e Frequência do uso do celular.

Definição de Problema

As respostas à pesquisa para validação auxiliaram na definição do problema.

“As pessoas querem manter hábitos saudáveis de alimentação, por motivos de saúde, estética, qualidade de vida e bem-estar, porém encontram várias dificuldades que acabam sabotando seus objetivos.”

É importante ressaltar que, no decorrer da elaboração dos artefatos, surgiu a necessidade de alterar alguns anteriores. Ou seja, a solução é aprimorada a cada avanço.

Personas

São personagens fictícios, elaborados para representar os diferentes tipos de usuário para um produto. É uma forma de criar empatia da equipe com o público-alvo, no processo de design.

As personas foram criadas com base nos resultados da pesquisa e tiveram impacto relevante em todo o processo de UX.

Persona Alice Ferreira, 45 anos.
Persona Camile Andrade, 32 anos.
Persona Fábio Dantas, 25 anos.

Pixar Storytelling

Essa é uma ferramenta fantástica, criada pela Pixar Animation Studios, que consiste em uma narrativa sobre a solução a ser proposta.

Era uma vez Fábio. Todos os dias ele pulava o café-da-manhã, almoçava no restaurante próximo ao trabalho, lanchava na padaria e, ao voltar para casa, fazia de 2 a 3 refeições, mas terminava o dia desanimado por não estar satisfeito com seu físico. Um certo dia, ele percebeu que poderia ter bons resultados se soubesse o que precisa consumir e onde comprar alimentos indicados que cabem em seu orçamento. Por causa disso, ele começou a ter alimentação específica para seus objetivos sem gastar muito tempo e dinheiro. Por causa disso, ele observou melhora em sua aparência, saúde e autoestima. Até que finalmente, ele atingiu o objetivo que esperava e conseguiu manter hábitos saudáveis de alimentação.

A criação do Pixar Storytelling ajudou a entender as frustrações e realizações do público-alvo, representado pela persona Fábio, e como a solução se encaixará na vida das pessoas.

Mapa da Jornada do Usuário

O mapa da Jornada do usuário mostra os passos do consumidor ao usar um produto. Permite entender o que ele pensa, sente e o que consome para tomar decisões.

Mapa da Jornada do Usuário

O mapa da jornada do usuário possibilitou ter uma visão geral do que é importante para o público e as oportunidades que a solução pode aproveitar para oferecer.


Solução

Após a fase de consolidação do problema, os artefatos foram revisados antes de prosseguir para a etapa de elaboração da solução.

Como Nós Poderíamos (CNP) ou How Might We (HMW)

Essa é uma técnica bem interessante e simples para gerar ideias, que consiste em fazer perguntas sobre como se poderia melhorar algumas situações.

Técnica Como Nós Poderíamos.

O CNP foi uma grande contribuição para o próximo artefato: o Future Press Release.

Future Press Release

Essa ferramenta foi utilizada para representar como seria o dia em que a solução fosse lançada.

Nessa etapa surgiu o nome da solução Agora Vai, Nutri! — e seu meio de entrega de valor. Foi definido que o produto da solução seria um aplicativo mobile para auxiliar o público a manter hábitos saudáveis de alimentação.

Comunicação do lançamento da solução — Future Press Release
O que o público está falando sobre a solução.

Métricas de Sucesso — KPI

Para garantir a qualidade do aplicativo, foram criadas algumas métricas de sucesso do tipo KPIs (Key Performance Indicators):

Indicadores de Valor
- Porcentagem de pessoas que usam o aplicativo e sentem que melhoraram seus hábitos.
- Porcentagem de pessoas que alcançaram seus objetivos.

Indicadores Estratégicos
- Downloads nas lojas de aplicativos.
- Novos cadastros.

Indicadores de Produtividade
- Taxa de churn.
- Tempo de permanência no aplicativo.

Indicadores de Qualidade
- Avaliações negativas nas lojas de aplicativos.
- Bugs reportados.

Indicadores de Capacidade
- Novas funcionalidades lançadas por semestre.
- Tempo de permanência do usuário por sessão.

Job Stories

As Job Stories são uma forma para facilitar a concepção do produto, para concentrar-se no contexto, causas e motivações.

Foram revisados todos os outros artefatos para criá-la.

Job Stories do Agora Vai, Nutri!

Roadmap

Foi desenvolvido um roadmap de curto, médio e longo prazo, para entender como o produto vai evoluir.

Roadmap Agora Vai, Nutri!

Protótipo

O protótipo foi elaborado seguindo a proposta do MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável), por conta do curto prazo para o desenvolvimento do projeto e conforme o roadmap entregue.

Acesse o protótipo navegável do aplicativo Agora Vai, Nutri!

Após algumas pesquisas de usabilidade, feitas dentro do pouco tempo disponível, constatou-se que os usuários conseguem incluir metas aos objetivos sem dificuldade.


O que achei da experiência

Essa foi a primeira vez que participei de um Hackathon remoto e posso dizer que é um desafio e tanto! Vale a pena participar de eventos que incentivam a prática dos conhecimentos e a ir além. Gostei bastante!

Desafios

1º: a semana do Hackathon foi uma das mais corridas que tive até agora, nesse início de 2018, onde todos os compromissos do mês resolveram se juntar no mesmo período. Ou seja, o tempo estava quase todo comprometido e tive que aproveitar cada intervalo para contribuir e avançar com o projeto.

2º: a falta de experiência e conhecimentos. Eu já tinha assistido a algumas aulas do curso de UX e Negócios, mas tive que ver as que faltavam, que eram relacionadas ao projeto, e fazer algumas pesquisas. Fiquei muito tempo (do pouco que eu tinha disponível) pensando em como iria desenvolver cada passo.

3º: a falta de disponibilidade e colaboração dos integrantes da equipe dificultou o andamento do projeto. Tive ajuda parcial no início e acabei dando continuidade ao projeto sozinha. Mas no fim deu tudo certo!

4º: perdi 5 artefatos. Sim (não me pergunte como). Terrível! Depois de ficar surtada, me acalmei e, após um tempo, consegui recuperá-los e continuar o projeto (obrigada wps software pelo histórico automático de versão rs).

Agradeço ao Leandro Rezende por todo o incentivo para que eu concluísse o projeto. Estou satisfeita com o resultado e pronta para novos desafios.

E-mail: nayra.ncruz@gmail.com

Nayra Cruz

Web Design e UX

Nayra Cruz

Written by

Web Designer e Entusiasta de UX

Nayra Cruz

Web Design e UX

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade