Kawhi Leonard: a eficiência que o Raptors procurava

Lukas
NBA-comments-BR
Published in
3 min readMay 3, 2019
Foto: Reprodução / Twitter @ Raptors

Eficiência talvez seja a melhor palavra para descrever Kawhi Leonard e seu basquete. Certamente silencioso também pode ser utilizado, já que estamos falando de um dos jogadores mais subestimados da NBA.

Após sete temporadas em San Antonio, com direito a título e MVP das Finais, ‘The Klaw’ — como é conhecido — teve uma saída turbulenta dos Spurs e chegou em Toronto em uma troca por DeMar DeRozan.

Por conta de lesões em temporadas anteriores, jogou um número de partidas reduzido na temporada regular (60 jogos), visando uma saúde estável durante os Playoffs. Ainda assim, foi All-Star. Obteve médias de 26.6 PPG, 49.6% FG, 37.1 3P%, 7.3 RPG, 3.3 APG e 1.8 SPG.

Em se tratando de pós-temporada, Kawhi costuma ser um daqueles jogadores que crescem e chamam a responsabilidade. Em seis temporadas frequentando os Playoffs pelo SAS, ele registrou médias de 16.5 PPG e 7.3 RPG, com FG%, 3P%, eFG% e TS% alcançando, respectivamente, 51.4%, 42.7%, 57.6% e 61.7%, além de, apenas, 1.4 turnovers. Os números falam por si só.

Em 2018/19, o camisa 2 do Raptors novamente voltou a crescer. São quase 32 pontos e 7 rebotes por jogo de média.

Após eliminar o Magic, Toronto encontra-se agora nas semifinais do Leste, diante do Sixers — no momento 2–1 para Phila — e Leonard novamente tem mostrado seu valor. Porém, um grande problema surgiu, pois após o jogo 1 dessa série, o Raptors deu esboços de desorganização em quadra e tem levado seus torcedores a lembrar de fracassos passados. Exceto por Pascal Siakam, quase todos os outros companheiros de time parecem estar devendo de alguma forma e entre eles encontra-se Kyle Lowry, novamente.

“Temos que ajudá-lo. Eu literalmente digo isso durante o jogo. Ele (Kawhi) está fazendo tudo o que pode ofensivamente e defensivamente para ganhar jogos, e eu mesmo, não estou ajudando ele o suficiente”, disse o armador à ESPN (leia aqui).

Na offseason passada, o Raptors quis dar um passo adiante e por isso foi atrás do Kawhi, o que caracteriza uma escolha correta. Ele não é o jogador com mais mídia, ou aquele que realiza as jogadas mais plásticas e que chama a atenção, mas seu trabalho discreto, e digno de reconhecimento, adiciona uma parte importante para um time que quer ser campeão.

Os últimos jogos criaram pontos de interrogação nas nossas cabeças, mas a série ainda está em aberto e Toronto tem potencial para reencontrar o bom basquete que apresentou na temporada regular e que durou até a primeira partida da série atual. Leonard tem entregado o melhor, e isso é evidente. Resta saber se o Raptors irá sentir o peso da virada e ser eliminado novamente. Além do mais, avançar certamente ajudaria a manter o Kawhi, pois provaria a capacidade da equipe.

Kawhi Leonard nos Playoffs da atual temporada:

  • 31.5 pontos por jogo
  • 6.9 rebotes por jogo
  • 3.3 assistências por jogo
  • 1.1 roubadas de bola por jogo
  • 0.5 tocos por jogo
  • 57.9% de FG em 19.9 arremessos por jogo
  • 46.8% nos três pontos em 5.9 tentados por jogo
  • 90.2% nos lances livres em 6.4 cobrados por jogo
  • 64.8 em eFG%
  • 69.4 em TS%
  • 2.8 turnovers por jogo
THE KLAW

Obrigado, pessoal, e até a próxima :)

Sigam o @ NBAcommentsBR no Twitter e fiquem ligados nos Playoffs!

--

--