Relatos da Greve em Curitiba (final)

Guilherme Caldas
a nébula
Published in
2 min readMay 29, 2015

--

No dia seguinte ao ataque da PM, conversei com Pierina na sede do Sindijus, sindicato dos servidores do poder judiciário estadual, e um dos articuladores da greve em abril e, antes, em fevereiro.

A fala e os trejeitos me soaram familiares — não pude deixar de lembrar das férias de infância, passadas na casa de minha avó em Santa Catarina. Com o sotaque de italiana nascida no Brasil, Pierina me contou um pouco do que viu e viveu na véspera.

Você pode ler também a primeira, segunda e terceira partes destes Relatos aqui na Nébula.

Correndo o risco de esquecer algum nome importante, gostaria de deixar aqui meus agradecimentos às seguintes pessoas: Zumbi, Fernanda Ayres, Francisco, Hudson, Rafael Buratto, Ivo Reck e Pierina, pelo consentimento em se tornar personagens nestes Relatos; Gabriela Caramuru e Leandro Müller, por me apresentar e colocar em contato com os membros do Sindijus; Júlio, Renata e David, e demais membros do Sindijus, pela disposição e paciência em conversar comigo logo após as violências sofridas no ataque do dia 29/04/2015; às demais pessoas que encontrei durante a produção destes Relatos, algumas já conhecidas e outras que fiquei conhecendo ali, no meio daquele final de confusão e deram, todas elas, contribuições importantes para esta HQ.

Estes Relatos são dedicados a todos os meus professores — mesmo aqueles que eu não gostava.

São dedicados, também, à “tia” Ana, minha primeira professora.

--

--

Guilherme Caldas
a nébula

Ilustrador e professor. Às vezes faz quadrinhos, às vezes anda por aí de bicicleta.