Autêntico — Provérbios 16:13

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJul 16, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Acho que o grande questionamento que vem deste texto é “quem gosta de ouvir mentiras?”. Infelizmente cada vez mais vivemos em um mundo de aparências, onde manter a boa vizinhança é mais importante do que falar a verdade nua e crua.

Pior que isso foi agravado com as redes sociais, expor a sua voz e o seu próprio pensamento gera uma onda de revoltas, críticas e mais. Bajular alguém ou não se expor contra uma causa que discorda tomou mais importância do que ser fiel à si mesmo. E isso foi crescendo por todos os meios da nossa convivência social, ao ponto que é mais fácil esconder aquele probleminha que aconteceu no Excel, concordar com o chefe na reunião ao invés de bater de frente contra seu posicionamento e por aí vai, já deu para entender a cena.

Esse problema é causado pela nossa expectativa do resultado, como não sabemos o que pode acontecer, rapidamente criamos um cenário negativo e a amígdala toma posse do nosso cérebro para nos proteger (já que coordena os instintos de sobrevivência), assim geramos uma situação que acreditamos que vai garantir a nossa sobrevivência. Naquele momento! Aí que entra novamente a Inteligência Emocional, pois o controle dessa ansiedade vai garantir que pensemos sistemicamente e a longo prazo, fazendo com que tomemos a decisão correta de sermos autênticos.

Não está fácil ser autêntico nesse mundo, e veja que a maioria dos autênticos não se encaixam e alguns até foram mortos por isso. Vale de novo pensar por qual medida de sucesso quero ser avaliado.

No fim, a autenticidade e o conhecimento levarão com que os reis (líderes empresariais, políticos, religiosos) acabem alegres, e a alegria de um rei vem com recompensas.

Você tem sido autêntico?

--

--