Balanço íntegro — Provérbios 23:23

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readApr 24, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Em outro momento comentei do uso da personificação nos textos bíblicos, já neste me chama atenção à valores transacionais atribuídos à 4 características de uma pessoa íntegra.

O fato da compra me faz entender que preciso pagar por isso, exige um esforço da minha parte, não vem de graça. Também entendo que é algo que vale a pena pagar para ter, que se alguém estiver me falando a verdade vale a pena pagar com meu tempo para ouvi-la, se alguém mostrar bom senso vale a pena pagar com meu respeito àquela decisão, se preciso investir dinheiro para adquirir uma habilidade que não tenho vale a pena também, e que a sabedoria e informação não são gratuitas.

Mas o que mais me chama atenção é o fato de não vender nenhum deles, que para mim significa que em nenhum momento devo abrir de usar esses atributos em tudo o que faço. Se não falar a verdade significa que a vendi, se não agir com bom senso também, se não usar minha sabedoria para construir as coisas estarei vendendo algo que paguei caro para adquirir, e se não usar as instruções que recebi estarei desperdiçando! E nessa matemática de compra e venda sempre estarei no prejuízo. Essa metáfora me faz refletir bastante!

Como está seu balanço de integridade?

--

--