Batata Quente — Provérbios 20:3

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
1 min readOct 21, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Se você já vivenciou o mundo corporativo deve conhecer o efeito batata-quente, gerado principalmente pelas estruturas demasiadamente hierárquicas. É quando um não fez porque era tarefa do outro, e assim por diante até que começa uma briga, projetos sucumbem, cabeças rolam…

Esse efeito é um dos principais destruidores da cultura corporativa. Lembro que presenciei brigas (não físicas) homéricas, porque era responsabilidade de um, e não teve comunicação, e que o líder só aponta os dedos mas não é accountable por aquilo. Todo mundo sai prejudicado.

Veja que o antídoto é claro, fique fora! Muito menos crie situações que vão levar a brigas. Por isso gosto tanto do conceito de lócus interno, ele muda o foco da briga de “você é culpado” para “o que EU poderia ter feito diferente? Como EU posso resolver agora?” E o melhor de todos “quais atitudes EU preciso ter para não gerar brigas e ficar de fora delas?”

Você é um criador de brigas ou é mais como a Suíça?

--

--