Bondade — Provérbios 12:13

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readApr 13, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Aprendo duas coisas importantes quando leio este trecho, o perigo da má comunicação e a segurança de manter um bom relacionamento.

Quando digo má comunicação isso significa algumas coisas: o que se comunica, como se comunica, e por fim a veracidade. Este último dispensa comentários, ninguém pensaria em trabalhar com alguém mentiroso. O primeiro item já comentamos no Fofoca e é muito comum das pessoas más. Hoje vale falar do como se comunica. Nós da cultura latina somos um pouco sentimentais e por isso algumas formas de falar nos impressionam, no mal sentido. O líder ou empreendedor deve ter cuidado na maneira como vai se comunicar mas também deve ser astuto para entender quando há exageros da outra parte.

Recentemente aprendi duas técnicas de feedback que achei interessante, a sanduíche onde se fala bom-ruim-bom e o Gostei-gostaria, onde você primeiro fala do que gostou e logo já emenda com algo que poderia melhorar. Qualquer que seja o modo empregado cuide com a forma, o que se fala é apenas 7% da comunicação recebida.

Já do outro lado temos o homem bom, que jamais falaria uma mentira e que por ser bom cultiva relacionamentos duradouros e cheios de confiança. Quando em dificuldade aqueles que fazem parte do seu círculo o ajudarão.

Sua forma de comunicação é agradável? Seus relacionamentos estão dispostos a ajuda-lo?

--

--