Cartão Fidelidade — Provérbios 3:3
Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Quando as empresas aéreas começaram os programas de milhagens, eles eram conhecidos como programas de fidelidade, alguns até ainda são. A fidelidade à empresa se tornava tão importante que elas resolveram devolver benefícios aos seus clientes fiéis. Veja como a palavra de Provérbios é verdadeira, a fidelidade torna-se tão importante que você é recompensado por tal atitude.
Com o tempo as empresas perceberam que os clientes não eram fiéis, já que possuíam em suas carteiras os cartões “fidelidade” de todas as empresas com as quais viajavam. Ora você só é fiel à um, não à todos. Logo, os programas passariam a se chamar marketing de frequência, denotando a ênfase na frequência do passageiro e não tanto na fidelidade.
Essa história mostra como é difícil para o ser humano ser fiel e leal. E para o mundo dos negócios como é difícil criar uma atmosfera de lealdade e fidelidade com qualquer stakeholder (ator envolvido no negócio) que seja.
Indago neste texto se tenho sido leal e fiel às minhas crenças enquanto faço negócios. Se tenho construído uma atmosfera de lealdade junto dos meus stakeholders. E se tenho recompensado justamente aqueles que o são.
Você tem guardado a lealdade e a fidelidade? Seus clientes são fiéis ou frequentes?

