Conquista — Provérbios 21:22

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJun 22, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Eu sempre tento ler os texto bíblicos adaptando-os para o contexto atual, é um exercício que exige um pouco de empatia para se colocar no lugar do autor e seu contexto histórico, e um pouco de criatividade para fazer sentido a visão atualizada. Neste aqui eu penso que a cidade era o que existia de símbolo máximo na época, conquistar uma cidade era digno de batalhas homéricas (literalmente). Quando trago para os tempos de hoje penso na cidade como uma empresa, seus homens fortes são os executivos e as muralhas o lobbying que ela faz para defender seu mercado. Claro que poderia ser uma nação e seus líderes, mas este blog é sobre negócios e gostaria de analisar este texto no nosso contexto usando a adaptação anterior.

Logo me vem à mente Brian Chesky. Com dificuldades para se sustentar em um dos lugares mais caros do mundo enquanto tenta criar um negócio digital, ele e seus colegas de quarto resolvem colocar um colchão de ar na sala e alugar para pessoas que estão visitando. O negócio começa a funcionar e pensa “ora, por que não fazer deste o meu negócio digital?” aí começa a desenvolver um site para que pessoas coloquem seus apartamentos e quartos para serem alugados por um curto período de tempo. O site não decola, ao analisar percebe que as fotos que os anfitriões colocam são de baixíssima qualidade e não valorizam o ambiente. Resolve contratar fotógrafos freelancers para fotografar os ambientes dos anfitriões. O site vira fenômeno e ninguém mais quer ficar em quarto de hotel que é tudo igual para ruim!

Assim nasce o Airbnb, ele fica bilionário e a indústria hoteleira fica maluca. Para fechar ainda manda essa no Twitter:

Marriott (grande rede de hotéis) quer adicionar 30 mil quartos este ano. Vamos adicionar o mesmo tanto em 2 semanas.

Só não devemos pensar que foi fácil para ele, ou que é óbvio. Mas a palavra diz que se formos inteligentes, destruiremos e conquistaremos. Basta pagar o preço da sabedoria e da inteligência, ter a atitude correta e estaremos fadados ao sucesso.

Qual foi a última “cidade” que você conquistou? Quais muralhas já derrubou?

--

--