Cuidando da fonte — Provérbios 27:23

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readApr 28, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Sempre que leio os textos de Provérbios procuro trazer o contexto da época para os dias de hoje, neste caso as ovelhas e o gado são fontes de sustento. Acho interessante que não é riqueza nem dinheiro que está sendo falado mas sim da fonte que propicia tal.

Costumo falar aqui como os negócios perderam o propósito e com esta perda foi-se também a visão de impacto no mundo, ou o pensamento sistêmico. O pensamento sistêmico é o estudo das relações interdependentes, ou seja, como nossas ações afetam aquilo que está à nossa volta. E quando lembramos de um caso como a barragem de Mariana é que conseguimos perceber que esta disciplina realmente foi esquecida pela maior parte dos negócios.

Neste texto está o alerta, cuide das ovelhas e do gado, aquilo que provém o sustento, pois se você não trata bem sua fonte de riqueza logo esta fonte secará. Quantos casos são possíveis lembrar de empresas que exploraram tanto um recurso que se foi!

Outra coisa que me atrai neste trecho é que o pedido é que cuidemos o melhor que pudermos. Não é cuidar bem, não é dar atenção, é entregar o seu melhor para isso! Existe uma ilusão dos que querem empreender que quando se empreende você tem mais tempo livre, na verdade você tem mais flexibilidade, mas se você quiser transformar tudo em tempo livre você não estará cuidando o melhor que pode do seu negócio.

Qual sistêmico é o pensamento do seu negócio? Você está cuidando do seu negócio o melhor que pode?

PS: já indiquei antes mas vale a pena reforçar o livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge, obra-prima dos negócios e do pensamento sistêmico. Também vale a pena a leitura de “Limites para o Crescimento” de Donella Meadows que desencadeou a discussão de sustentabilidade.

--

--