Cultura familiar — Provérbios 6:22a

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJun 7, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Mais uma vez falando sobre o impacto de nossos pais em nossa vida, este trecho fala de cultura familiar. Cada um de nós recebeu uma educação de nossos pais, marcada pelos seus ensinamentos mas principalmente exemplos. Essa educação acaba formando quem somos e ajudam a definir nossos valores pessoais. A maneira como nos compartamos é um reflexo disso tudo.

Entendo que no contexto bíblico de milhares de anos atrás, ir viajar, significava primeiro ficar longe de sua família e do contato, isso poderia causar a saudade, ansiedade ou até medo. Lembrar e cuidar dos ensinamentos de nossos pais nos traz (na maioria das vezes) para um lugar seguro, algo conhecido para nós, e não desconhecido como a viagem tem esta característica.

Depois é também uma forma de levarmos nossa educação e nossos aprendizados para influenciar outras culturas. Carregamos o legado de nossa família onde vamos e isso tem um peso muito grande, pois podemos deixar uma marca positiva ou negativa.

O mesmo acontece quando estamos no meio corporativo, as viagens que fazemos são oportunidades de mostrar a cultura da nossa empresa e influenciar os outros!

Mas o mais marcante para mim aqui é entender que os ensinamentos não são apenas dos nossos pais mas de Deus também! E as viagens que fazemos para qualquer lugar (mesmo a casa de um amigo) é uma oportunidade de mostrarmos a cultura de Deus e fazermos a diferença.

Que tipo de impacto você gera quando está longe de casa? Reflete a cultura do Reino?

--

--