Discurso — Provérbios 20:15b

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJun 21, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Outro dia participei de um encontro de empreendedores focado na melhoria da Oratória, a temida fala em público. E a primeira coisa que me chamou atenção era que os avaliadores tinham um clicker, e enquanto cada um se apresentava aos demais, ficavam apertando freneticamente. Senti-me um cachorro no adestramento! E pior é que era isso mesmo.

Naquele momento os organizadores contavam a quantidade de sons de preenchimento que nós participantes usávamos, os famosos “Haaaam” “Huuuum” “Daíiii”. Ao final do evento compartilharam o resultado de cada um para que refletíssemos sobre. No meu caso tive 3 “dai” e 1 “Ham”. Fiquei pensando “como em apenas 1 minuto consegui fazer tanto barulho sem informação, e o pior falando de mim mesmo”.

Era esse justamente o aprendizado que os organizadores queríamos que tivéssemos e que vejo neste texto. A explicação deles fora a seguinte: “se você está aqui no palco é porque você domina o assunto, e se domina o assunto não precisa de ‘hams’ e ‘dais’ todo conhecimento necessário está com você, basta expressa-lo”.

Procure grandes oradores filmados, MLK Jr, Myles Munroe, Jim Rohn, seu TED Talk preferido, seu Pastor favorito, e duvido que você vai encontrar essas falhas. Justamente porque eles falam com conhecimento, dominam o assunto e como é prazeroso escuta-los, “brilha aos ouvidos”.

Você fala com propriedade? Na próxima palestra, venda, discurso etc peça que contem a quantidade de sons de preenchimento que você falar.

--

--