Estagnar — Provérbios 27:24

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
3 min readJul 27, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Esse versículo é a continuação do texto que já foi escrito AQUI, mas ainda assim vale um texto todo seu, pois fala do assunto que mais gosto, Inovação! Se nada dura para sempre, precisamos inovar constantemente para não sermos passados para trás.

A primeira parte é muito interessante e me remete à um dos melhores conceitos de inovação de todos os tempos. Quando o autor fala que as riquezas não duram para sempre, entendo que não é apenas o dinheiro, que gastamos, mas também tem a ver com as mudanças de mercado. E aí Joseph Pine há mais de 20 anos explicou para nós o que isto quer dizer na figura abaixo:

O que Pine está dizendo com este gráfico é o mesmo que o texto. Há muitos anos atrás (séculos, milênios) o que tinha mais valor era matéria-prima, os mais ricos eram os que detinham fazendas e gado. Mas com a Revolução Industrial isso mudou e o produto, ou transformar a matéria-prima, passou a ser mais importante, aí os industriais passaram a dominar a riqueza, pense em Henry Ford, Thomas Edison etc. Mais tarde e recentemente o serviço passou a ser mais importante, o que valia não era mais o Hambúrguer congelado da Sadia e sim ir ao McDonalds. Foi nessa época que as empresas de tecnologia começaram a perceber que não era o computador (físico, hardware) o mais importante e sim o que você podia fazer com ele, o software (fique atento à nossa Live de segunda sobre a Microsoft). Por isso na foto tem um mirtilo, ele por si só é barato, já um Shake de Mirtilo é mais caro!

Agora vivemos na Era da Experiência, não queremos mais apenas uma xícara de café, quero pegar a minha Mug do Starbucks pedir para o atendente encher com Frapuccino Java Chip e acumular pontos no meu cartão. Para corroborar com essa lógica pense no seguinte: 100g de grão de café comprado numa fazenda é super barato, normalmente é vendido na saca (muitos kg)! Agora um pacote de 100g de café torrado no mercado já é bem mais caro. 100 xícaras de café na padaria ainda mais caro e quem dirá 100 copos de Starbucks. O mesmo acontece em qualquer indústria! Silício é areia, abundante, quando transformado em chip fica mais caro, colocado em um smartphone ainda mais e por fim quem faz dinheiro é a Apple😄.

Este texto está nos dando a dica, a riqueza sempre vai mudar de ramo, sempre vai evoluir para um próximo estágio, não podemos estagnar, temos que nos manter atentos à estas mudanças para sempre surfarmos a crista da onda.

Por fim, para nós brasileiros é uma benção saber que governos não duram para sempre. O problema é que a mudança pode ser para pior 😞.

Sua empresa está em qual estágio do conceito do Pine? Está na hora de inovar?

--

--