Gratificação Tardia — Provérbios 5:3–4

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readNov 6, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Esse texto tem uma mensagem bem óbvia, mas quero destacar uma mais profunda, sobre sucumbir a prazeres instantâneos.

Os lábios doces que trazem amargura podem facilmente ser traduzidos para muitas coisas nas nossas vidas, especialmente na área profissional. Antes de mudar de uma grande multinacional para outra, conversei com um mentor que me alertou “pensa bem, pq já estive nesse mercado e é terrível”. É ele tava certo, o salário e a posição que pareciam suaves como o azeite, se tornaram sofrimento. Em 3 meses já queria fugir do local, só suportei pois havia entrado numa pós que mudaria minha vida.

Uma famosa pesquisa chamada Stanford Marshmallow Experiment explica o efeito da gratificação tardia na nossa vida. As crianças testadas na época e que aceitaram a gratificação tardia, ou seja, não sucumbiram à um prêmio fácil, viriam a ter, mais tarde, mais sucesso na vida em diferentes medidas, inclusive fisicamente.

Nosso mestre foi bem claro e de maneira adaptada disse assim “largo é o caminho para a amargura e o sofrimento, e estreito aquele que leva para a vida”.

Que tipo de gratificação você busca?

--

--