Lenha — Provérbios 26:20

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJul 26, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Recentemente passamos por uma situação que se relaciona à este texto eu e minha esposa. Sem querer ficamos como leva e traz de uma situação mal resolvida. Quando percebemos que estávamos fazendo errado paramos imediatamente e não sabemos o desenrolar da história.

Lembro que anos atrás no mundo corporativo essa situação era muito comum. Burburinhos nos corredores, uma crise e os mexericos começavam “quem vai sair?” “To sabendo que o fulano…”. Pior, “aquele gerente é isso isso e aquilo” “nossa também acho” vem a avaliação de final de ano e bomba, começam as brigas o gerente reúne todo mundo para tirar tudo a limpo, depois a situação piora e começam as fofocas do que o RH está pensando em fazer…

Cenas lamentáveis da vida profissional, porém extremamente comuns. Essa metáfora do fogo é a que melhor representa a situação. O mexerico nada mais é do que falar de uma situação da qual não se tem parte, isso abre margem para suposições e aí é ladeira abaixo. Como diz o texto quanto mais se fala do assunto mais suposições e pessoas que não tem parte se envolvem, mais lenha e maior o fogo. Se parassem de botar lenha, acabaria.

Já comentei AQUI que o Dave Ramsey tem uma política de tolerância zero com a fofoca. É um dos maiores matadores da paz nas empresas. Mas acredito que a empresa por outro lado pode se proteger criando uma política de transparência mais clara. Surge um assunto que dá margem para má interpretação, esclarece na hora, reúne as pessoas envolvidas e deixa tudo claro, assim se acaba o mexerico, e o fogo apaga.

Você costuma colocar lenha na fogueira? Tem uma política de transparência na empresa?

--

--