Liderança Tranquila — Provérbios 10:14
Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.
Uma característica marcante de grandes líderes, que tenho reparado ultimamente, é que normalmente são calados ou tranquilos! Interessante que quando pensamos nestes grandes líderes normalmente nos vem a imagem de um grande orador (pense em John F. Kennedy, Obama), e é justamente ai que está o segredo deste texto.
Quando se é um líder de verdade você tem um auto-conhecimento profundo, então você simplesmente não precisa ficar anunciando quem é ou o que faz. Sua influência e resultados vão mostrar por si só quem você realmente é. Depois, desconheço grandes líderes que não eram estudiosos! Estavam sempre buscando o conhecimento e quando falavam dava prazer de ouvir.
Convergindo os dois itens: o líder sabe o momento de falar, sabe o público para o qual deve falar, e tem a certeza do que vai falar. Por isso, lembramos de grandes líderes nestes momentos, pois eram os momentos que mostravam toda sua capacidade como líderes. E é aí que costuma dar o tilt na cabeça de muita gente, “nossa mas o MLK Jr é famoso pelos discursos!”, sim pois aquele era o momento de mostrar quem ele era, mas basta assistir o filme Selma e você percebe que era um homem manso. Assim como Jesus, sempre lembramos dos seus discursos e ensinamentos, porque aqueles eram os momentos certos de falar. Mas até quando foi preso ficou quieto, o que acabou chamando atenção!
Tento sempre lembrar a maior parte do tempo é ouvir, todo conhecimento é de se adquirir, e tem os momentos para mostrar minha posição de líder e aí sim é momento de discursar.
Você costuma falar ou discursar? Sua liderança é no grito ou na mansidão?