Mentoria — Provérbios 2:3

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readMay 3, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Este trecho é um complemento do anterior que nos demanda a aprender o que os sábios ensinam. Quando falei do versículo 2 comentava como está fácil e acessível o conhecimento, ao toque de um dedo temos acesso à praticamente tudo. Lembro que na minha época de escola dependia de colegas com a enciclopédia Barsa para fazer alguns dos trabalhos pedidos, algo impensável nos dias de hoje.

Mas tem algo de muito interessante neste trecho, que a sabedoria demanda uma busca ativa! Acredito que o formato tradicional das escolas pouco nos ajuda a buscar um aprendizado ativo, nos encorajar a fazer perguntas por mais idiotas que sejam, à colocar o professor como alguém acessível. Crescemos com o bullying do burro, a arrogância de alguns mestres que não podem ser desafiados e posteriormente a rigidez de um chefe.

Porém se não superarmos essas dificuldades pouco aprenderemos. Se não pedirmos pelo conhecimento que necessitamos ele não cairá no nosso colo. Se não nos expormos àqueles que o detém, não teremos o acesso que precisamos. A humildade de quem quer aprender normalmente quebra as barreiras e as distâncias, e falo por experiência própria um mentor pode mudar toda a sua vida.

Não fique quieto para o aprendizado, livre-se dos modelos mentais do passado e não esqueça o princípio de liderança de John C. Maxwell “Quem chega ao topo sozinho fez algo errado no caminho”.

Já se conectou com a pessoa mais importante da sua área? Está ativamente buscando o conhecimento?

--

--