Muralha — Provérbios 25:28

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readFeb 9, 2019

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Vamos voltar à época que este texto foi escrito, onde as cidades eram reinos governados por alguém. Se você não fazia negócios com algum outro reino e sua cidade não tinha muralhas, era muito fácil invadir-se e roubar os produtos que o seu reino produzia. Lembrem-se naquela época não tínhamos a abundância de recursos que temos hoje, e a principal renda econômica vinha de commodities, como alimentos e minérios.

Dito isso, uma cidade sem muralhas era uma que dava livre acesso às pessoas más intencionadas de entrar e fazer uma bagunça. Entendeu o que é a inteligência emocional agora? E por que o texto à compara com a defesa e não com o ataque?

Controlar-se é a capacidade de não deixar as emoções, desejos e influência de bagunceiros ao seu redor de criar confusão na sua vida. Que maravilhosa ilustração.

Mas como gerar uma muralha ao seu redor? Uma boa, que permita um fluxo positivo de pessoas na sua vida, assim como eram nas cidades?

Aqui vai 5 dicas:

  • Controle suas emoções negativas;
  • Tenha consciência do seu vocabulário
  • Pratique a empatia
  • Conhece os elementos que te geram estresse
  • Recupere-se das adversidades e tome nota de como o fez

Sente-se em um ambiente quieto, e comece a meditar nos momentos que perdeu o controle das últimas vezes. Agora tente aplicar alguns ou todos os outros itens para entender o que lhe causou o incômodo e como você poderia ter resolvido naquela hora.

--

--