O profissional ideal — Provérbios 31:25

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readMar 31, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Boa parte do Capítulo 31 fala de características de uma esposa ideal. Acredito que essas características não servem apenas para mulheres, mas também para maridos, colaboradores e líderes empresariais.

Neste trecho vemos três características que se repetem facilmente em grandes líderes por toda nossa história. Primeiro a força para mim está ligada à sua visão, quanto mais poderosa a visão de um líder maior ele cresce na presença de seus seguidores. Já a esposa é normalmente ligada à força da família, a cola que une a todos em uma visão de harmonia familiar.

O respeito não vem da posição, é conquistado pela acuracidade do discurso e prática e da forma como se trata os outros.

Por fim não ter medo do futuro tem ligação com a sua auto-confiança e propósito, e ambos estão relacionados às duas primeiras características. É aquela pessoa que “se garante” em todos os aspectos, assim não precisa ter medo de qualquer atitude daqueles a sua volta, pois já mostrou sua força e é respeitada, e também sabe que caminha em direção ao seu destino.

Martin Luther King Jr um dia antes de ser fatalmente baleado fez o discurso “I’ve been to the mountaintop” onde no final afirmava “eu não temo mais nada nem homem algum”, quase uma premonição ao seu assassinato, mas sua auto-confiança e entrega da sua vida à um propósito o deixavam tranquilo em relação ao futuro.

Muitos outros grandes líderes não temiam seu futuro pela certeza de estarem fazendo a coisa certa e clareza na sua capacidade, potencial e entrega.

Fazendo uma correlação ao título de “esposa ideal” o líder ou profissional ideal não teme as crises, as novas tecnologia ou novas gerações. É forte e respeitado e consequentemente sabe o que o futuro lhe aguarda por isso não o teme.

Como a invasão de novas tecnologias o tem feito se sentir? Você é forte e respeitado por quem é e não pelo seu cargo?

--

--