OQ É BOM?

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
3 min readDec 17, 2022
Humanos se satisfazem com o que parece bom; Deus sonda o que É BOM. Provérbios 16:2 A Mensagem

Você está se sentindo mais burro ou mais inteligente com a internet?

Você não sente que, ao mesmo tempo em que temos acesso a qualquer informação na ponta dos dedos, de alguma forma, gastar apenas alguns minutos nas redes sociais parece que nosso cérebro vai derreter?

Mas, isso é um problema da internet/mídia social ou é um problema de nossos próprios padrões baixos? Lembre-se, o algoritmo (essa entidade mágica que poucas pessoas conseguem explicar) reforça nossas preferências. Que paradoxo!

A maior mudança desencadeada pela Revolução Digital é o UGX (Qualquer coisa gerada pelo usuário). Podemos fazer upload de qualquer coisa que quisermos para a nuvem, desde produtos no Marketplace da Amazon até viagens no Uber e conteúdo nas redes sociais.

A falta de curadoria, ou melhor, uma curadoria baseada em algoritmos teve uma vantagem incrível, agora tínhamos voz e não precisávamos depender de grandes empresas/mídia/varejistas para nos dizer o que deveríamos consumir. Talentos surgiram de qualquer lugar, produtos caros foram democratizados e pudemos nos conectar profundamente com as culturas locais por meio de estadias no Airbnb. Chris Anderson chamou esse efeito de Cauda Longa.

A Cauda Longa

Ao mesmo tempo, havia um lado negativo, o excesso de tudo que está disponível diminui nosso estado contemplativo e o tempo para digerir e criticar. Antes que percebamos já rolamos a tela e outra bomba de estímulos visuais mata nossa capacidade de uma reflexão mais profunda (o sentido visual é o que toma a maior largura de banda da cognição do nosso cérebro).

Largura de banda do cérebro consumida por cada sentido

Além disso, o curador agora é um algoritmo com algumas regras que obedecem à política da plataforma e geralmente é programado para enviar o item mais atraente (vendável) e não exatamente o melhor. Não é mais um Ph.D. Editor-chefe que costumava avaliar milhares de livros por ano. Nem um engenheiro de qualidade com décadas de experiência no setor.

Mudamos nossa comunicação de um modelo Alpha Leader semelhante a um Lobo para um modelo baseado em Trilha semelhante a uma Formiga.

Mas, se cada vez mais pessoas carecem de pensamento crítico devido ao excesso de estímulos, onde isso nos leva? Esse é o argumento que o rei Salomão nos lança:

‘Os humanos estão satisfeitos com tudo o que parece bom; Deus sonda o que é bom. ‘

Provérbios 16:2 MSG

Bem, isso fez com que o livro 50 Tons de Cinza seja, por muitos anos, o livro autopublicado mais vendido no mundo. MrBeast é o principal produtor de conteúdo do YT globalmente. Whindersson Nunes é o número 1 do Brasil.

Esses exemplos “Parece bom” ou “SÃO BONS”? De que lado da busca de Salomão estamos? Novamente, o paradoxo é: isso é culpa do algoritmo ou nossa própria culpa?

Toda a criação é uma maravilha de Deus, não estamos nem perto de produzir tal poder como o Sol (uma pequena estrela), e existem inúmeros tipos de frutas para todos os gostos, ver nossos filhos crescerem é um destaque para todos os pais, e quanto mais estudamos nosso cérebro e avançamos na IA, mais complexo percebemos que ele é.

No final, a questão toda é, sendo criaturas de Deus, como sua imagem, devemos nos contentar com menos? Devemos baixar nossos padrões? Devemos ficar satisfeitos com o que parece bom?

Ou devemos aumentar nossa capacidade de criticar? Devemos pensar mais fundo? Devemos passar mais tempo contemplando sua criação para podermos criar o que É BOM?

Não se contente com menos, crie o que É BOM!

--

--