Os 3 — Provérbios 8:2

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
3 min readAug 8, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Aprendi conversando com meu sócio hoje sobre o poder do 3 nas explicações e principalmente no seu significado divino. Primeiro: quando explicamos as coisas em 3 passos, fica mais fácil de entender; Segundo: o significado bíblico, Pai, Filho e Espírito Santo, 3 dias em várias ocorrências bíblicas, em especial Jonas no Peixe e a morte/ressurreição de Jesus; Terceiro: a importância na geometria, o triângulo é a forma mais forte de estrutura!

Também aprendi recentemente que, por a Bíblia ser a explicação das coisas do Criador para a sua criatura, ela é escrita da forma mais poderosa e simples de entender. Pois nosso Criador está tentando comunicar-se conosco, ou seja, as formas que Ele usou na sua Palavra são as que mais funcionam para nós, pois Ele nos conhece intimamente. Algumas dessas formas são longas histórias, parábolas, contos de superação, metáforas e a lista de 3 já comentada acima.

Este texto possui 3 destes itens, a metáfora, a parábola e a lista de 3. A parábola da nossa vida através de uma metáfora, vamos explora-la:

Ela está no alto dos morros: quando buscamos crescimento, ou estamos olhando para cima. Aqui temos que procura-la através de um conhecimento que está acima do nosso, Deus através da oração e jejum, a Palavra de Deus, um pastor. A sabedoria nesta fase vai nos mostrar onde é o alto do morro.

Na beira da estrada: enquanto caminhamos em uma jornada, que pode ser criar um novo negócio, um casamento, filhos, isso tudo são estradas que percorremos. Aí precisamos olhar para quem já passou por isso, heróis bíblicos e o que fizeram (a Palavra de novo), mentores, e claro Deus que tem todas as respostas para nos orientar. Aqui a sabedoria vai nos dar o caminho e a direção do que fazer em cada etapa desta jornada.

Nas encruzilhadas dos caminhos: estes são os momentos de dificuldade na nossa vida. Novamente recorremos à Deus através da nossa fé, sua Palavra que mostra os momentos de dificuldade e superação de seus heróis, e nossos grupos de suporte para nos ajudar. Nesta fase a sabedoria nos dá forças pela fé para superar as dificuldades e nos abre os olhos para não pegarmos o caminho errado (e poder manter-se conosco no caminho certo).

Por último encontramos neste texto a principal metáfora: Pai, Filho e Espírito Santo. Inclusive é nesta ordem que está escrita. Deus está no alto, sua Sabedoria está além do que podemos imaginar e Ele quer nos levar para lá com Ele. O Filho caminhou conosco, está na beira da estrada para nos acompanhar, já que também passou pelas nossas jornadas. “O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26), ou seja, encontramos nas encruzilhadas dos caminhos.

Qual fase você está na parábola da vida?

--

--